Foram convidados também para compor a mesa a senhora Ana Maria Nascimento Santos (Dona Ana do Restaurante) representando as mulheres luzenses, e o senhor Antônio Justino do Nascimento, representando os homens.
A chefe de cerimônia passou a chamar os vereadores para ocuparem seus lugares, por ordem decrescente de votação. Ou seja, o primeiro convidado foi o vereador mais votado nas urnas em 6 de outubro, Pedro Santos do Carmo, mais conhecido como Pedro do Salão, seguido de Arivan Cardoso da Silva (Vamvam do Mucambinho), Antônio Carlos de Araújo Sacramento (Juninho Sacramento), Sortinê Costa de Oliveira (Santinho) Mário Sérgio Suzart de Matos, Higor dos Santos Lima (Higor de Paulo), Luiz Santos Silva (Luizão) Joseane Santos Lopes (Jô), Edmilson Santos de Souza, (Milson do Pereira) Jeová Lourenço da Silva, Pedro dos Reis Almeida (Peu) não se fez presente no ato, Paulo Sérgio Alves Crespo de Souza (Paulão) e Horácio Santos de Jesus ( Louro do Rio Verde).
O vereador Sérgio Suzart na condição de atual presidente da Câmara, foi convidado para compor a mesa.
Foram convidados também a ocuparem as cadeiras os suplentes: Valdir Deon Pereira Lima, Adão Dias do Carmo, Rosalvo Pereira dos Santos Junior, Antônio Carlos Teixeira da Silva (representado), Ana Maria Ferreira dos Santos e José Roque Saturnino de Lima.
Por fim, foram convidados Joelcio Martins da Silva Filho (Joelcinho) eleito vice-prefeito, bastante aplaudido, assim como também o prefeito reeleito Arismário Barbosa Júnior (Dr Arismário). Eles também foram convidados para compor a mesa.
O juiz Joel Firmino assumiu os trabalhos e fez um breve discurso: “Pela vontade do povo de Santaluz, expressa nas urnas em seis de outubro 2024, os candidatos e candidatas aqui presentes foram eleitos como seus legítimos representantes. Em testemunho desse fato, a Justiça Eleitoral expede nesta data os respectivos diplomas, habilitando-os à investidura no cargo, para um mandato a ser iniciado em dois mil e vinte e cinco, nos termos da constituição da república federativa do Brasil.”
O magistrado foi convidado a descer do palco e ficar na frente dele para passar individualmente os diplomas, seguindo a mesma ordem inicial. Ao final da diplomação, foi franqueada a palavra.
Três vereadores campeões em mandatos
A Câmara de Santaluz tem três parlamentares campeões em mandatos. Luizão lidera, está concluindo o 9º e se preparando para o décimo de maneira ininterrupta, Jeová com 9 mandatos, tendo disputado onze eleições e Paulão, diplomado para o sexto mandato seguido.
Os três ficaram conhecidos por marcharem juntamente com o líder Joélcio Marins, prefeito por 3 mandatos, sendo que apenas Jeová deixou de segui-lo por um período. Os três estão juntos mais uma vez em apoio ao prefeito Arismário e certamente mais motivados por ter Joelcinho filho do líder político, como vice-prefeito de Dr Arismário.
Oposição terá apenas três vereadores
A oposição na Câmara de Santaluz deve ser a menos expressiva das últimas legislaturas em relação a quantidade de cadeiras, apenas 3, Milson do Pereira 4º mandato, Louro (3) e Peu (5), este último não participou da cerimônia.
Campeão de votos
Pedro do Salão concorreu ao cargo de vereador em 2020 pelo PT e não se elegeu, obteve 313 votos, assumiu como suplente por pouco mais de um ano e foi chamado para dirigir a Secretaria de Assistência Social nesta gestão de Arismário, deixou no prazo legal este ano para concorrer novamente ao cargo de vereador, agora pelo PSB e obteve 2003, votação recorde no município.