Eleitos vereadores em 2020 pela mesma coligação, durante praticamente todo mandato legislando a mesma causa em prol do prefeito Vonte do Merim (PSD) Nayara de Dió (PT) e Guene do Contador (PCdoB) despontaram como pré-candidatos a sucessão de Vonte, tendo ainda outros três nomes, incluindo do vice-prefeito Rau (Solidariedade), porém, quando o prefeito fez a escolha por Nayara, no mesmo instante Guene e Rau romperam e continuaram a caminhada como pré-candidatos, até que os dois decidiram formar uma chapa para disputar com Nayara.
Guene que era do PCdoB precisou deixar o partido que faz parte da Federação Brasil da Esperança e se filiou ao PSB e após pesquisa ele apareceu melhor que Rau que aceitou ser candidato a vice mais uma vez, agora como oposição. A chapa caiu na graça da população e era tido como favorita, porém, ganhou força quando os Martins liderado por Dr. André que já foi prefeito agora na reta de chegada anunciou apoio a eles.
O resultado foi ‘pau a pau’, com uma pequena vantagem que deu a vitória a Guene. Ele recebeu 5543 votos (50,40%) contra 5454 (49,60%) uma frente de apenas 89 votos.
Confira como ficou a formação da Câmara
A Câmara vai ser renovada 60%. Dos que se elegeram em 2020 apenas 4 vão continuar. Dhon, Neia da Saúde, Hugo do Economia e Beto do Ônibus, os demais não foram derrotados neste pleito na disputa da cadeira legislativa. Nayara formou chapa com outro vereador eleito em 2020 Anailton, Guene disputou para prefeito, Dr Aquiles e Diego Cardoso não disputaram.
Portanto os cinco novos eleitos são os que aparecem em negrito
Reinan da Coreia (PSD) 1062 votos
Dhon do ACM (PCdoB) 780
Laudecio Silva (Solidariedade) 721
Sandro da Vargem (PT) 704
Neia da Saúde (PSD) 658
Hugo do Economia (PT) 658
Beto do Ônibus (PSD) 616
Arobinha (PSB) 523
Sildeanderson (PSB) 419