O Partido dos Trabalhadores (PT) estadual tem o Partido Social Democrático (PSD) como um forte aliado desde a eleição para governador que elegeu Rui Costa em 2014. O partido foi fundado 2 anos antes no Brasil e na Bahia a missão de presidir a sigla ficou com o senador Otto Alencar, mas essa união que elege governador, senador e presidente, nem sempre acontece nos municípios.
Em Queimadas município do território do sisal, por exemplo, promete ser uma disputa ferrenha. O Partido dos Trabalhadores está no poder desde 2017 quando empossou André Andrade e o mesmo foi reeleito em 2020 depois de vencer o PSDB tendo como candidato André de Edvaldo.
Sem poder concorrer pela terceira vez, André Andrade indicou Paulo Sérgio Brandão para concorrer a sua sucessão, por outro lado André de Edvaldo entendeu que o empresário Ricardo Lopes do ramo de supermercado despontava como uma grande promessa na vida pública e após reuniões começaram a caminhada lado a lado com a proposta futura de Ricardo do Supermercado como é conhecido, filiado ao PSD encabeçar a chapa e André de Edvaldo (PSDB) na vice.
Na noite do último sábado as duas futuras chapas resolveram ‘medir forças’ quando marcaram para o mesmo dia e horário as convenções. Paulo Sérgio Brandão (PT) e o seu pré-candidato a vice Francisco César como vice tiveram os nomes homologados na Quadra Poliesportiva do Colégio Sônia Maria.
Compareceram à convenção o atual prefeito de Queimadas, André Andrade (PT); a ex-prefeita de Itiúba, Cecília Petrina; o deputado estadual Marcinho Oliveira; e o representante da deputada estadual Maria Del Carmem, André Fidalgo
O grupo, inclusive tinha convocado uma passeata antes da convenção, mas os advogados do PSD ingreassaram uma ação na justiça que iumpediu a realização.
O grupo da oposição encabeçado por Ricardo do Supermercado realizou a convenção do Recanto das Árvores.
No seu discurso, Ricardo aproveitou para provocar os adversários. Ele levou para o palco um chicote e uma marreta, de brinquedo. “Depois que eles acharam pouco o chicote, eles usam uma marreta, a qual nenhum cidadão de Queimadas merece. Isso é um absurdo. Ficam brincando com a marreta, para dizer que está batendo na cabeça de cada um. Temos que fazer isso, com o chicote e a marreta”, disse Ricardo, enquanto pisava nos objetos e em seguida jogou no fogo.
O evento contou com a presença de todos pré-candidatos a vereador (a) 30 no total, pelo PSD, PSDB e PSB.
Ao final dos eventos a discussão ficou por conta ‘de quem colocou mais gente’. Ricardo comemora como sendo o seu evento com maior quantidade de pessoas e a justificativa dele é que os adversários comemoram ter lotado o espaço que tem 352 metros quadrados, enquanto o Recanto das Árvores local de sua convenção com 1.420 metros quadrados, ou seja, aproximadamente 5 vezes mais ficou lotado e garante que colocou o dobro de pessoas.
CN * colaborou Notícias de Queimadas