O Dia Internacional da Mulher, 08 de março, em Pé de Serra município do território da Bacia do Jacuípe ficou marcado também como o dia do lançamento da pré-candidatura de Zeide da Farmácia (União Brasil) como candidata da oposição a prefeita.
O município que no próximo dia 20 completa 39 anos de emancipação política e administrativa, jamais teve uma mulher no comando e Zeide surge como forte favorita a quebrar esta hegemonia masculina, um fato positivo na hegemonia é que a maioria dos gestores foi do grupo que apoia Zeide, a começar por Piroquinha primeiro prefeito. O último gestor do grupo foi Antônio Joilson, esposo de Zeide, que governou Pé de Serra de janeiro de 2017 a dezembro de 2020.
Lançamento da pré-candidatura
A grande quantidade de pessoas presente na Arena Canuta, localizada ao lado do portal da cidade pode ser considerado o prenúncio de outros grandes encontros nesta pré e durante toda campanha. O ato contou diversas lideranças locais da sede e zona rural e também de fora do município, a exemplo do deputado federal Paulo Azi, prefeito de Camaçari Elinaldo Araújo, Carlos Matos prefeito de Riachão do Jacuípe, vereador de Riachão Raimundo Chuá, todos do União Brasil partido de Zeide. O deputado federal Luciano Araújo (Solidariedade) também marcou presença.
Quatro nomes concorrem a vaga de vice
O nome de Zeide já está mais que confirmado como cabeça de chapa da oposição, a disputa interna agora fica em torno dos nomes de Altemar da Conecta (Solidariedade), Gil de Vardinho (PR), Miinho de Piroquinha (União Brasil) e Iraneide Araújo (PSDB). O nome que estiver em melhor condições de concorrer após realização de pesquisas será efetivado durantes as convençoes partidárias que acontece entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.
Deputados e prefeitos do União Brasil saíram de Pé de Serra emplogados com grande aceitação popular pelo nome de Zeide
O deputado Paulo Azi enalteceu o município de Pé de Serra onde segundo ele começou sua trajetória polítca a quase 22 anos, tendo sido apresentado pelo então prefeito Zé de Durval. “E durante esse tempo sempre tive o reconhecimento do povo dessa terra, já se passaram seis eleições e sempre os eleitores de Pé de Serra me deram votações que foram fundamentais para minha eleição.”
O parlamentar disse que Zeide não podia ter escolhido melhor data (08 de março) pra lançar sua pré-candidatura que segundo ele, sem dúvidas, será vitoriosa e que a partir de primeiro de janeiro de 2025, Pé de Serra terá pela primeira vez uma mulher na gestão do município. Ele colocou seu gabinete em Brasilia a disposição e vai lutar muito em busca de convênios e destinará recursos de emendas parlamentares para que Zeida corresponda toda expectativa da população.
O deputado estadual Luciano Araújo garantiu o apoio do Solidariedade partido o qual preside na Bahia, a pré-candidatura de Zeide, e demonstrou seu desejo que a chapa tenha seu partido na vice e menciou o nome de Altemar da Conecta.
Elinaldo fez um discurso breve contando sua trajetória politica tendo sido eleito vereador de Camaçari mais votado da história, se tornou prefeito do município e está a disposição de Zeide para qualquer tipo de orientação quando ela chegar a gestão.
Carlinhos Matos não escondeu que tem lado em Pé de Serra, respeita os adversários, lembrou que Pé de Serra se desmembrou de Riachão e sempre torceu e marcou presença em eventos do grupo que apoia a pré-candidatura de Zeide que segundo ele tem grande capacidade e competência de gestão.
Zeide fez um discurso breve e objetivo
A pré-candidata Zeide da Farmácia muito provavelmente sensivel as pessoas que já estavam há horas sentadas, muitas delas precisando se deslocarem para suas casas na zona rural, fez um discurso breve e objetivo.
Disse que ali estava colocando seu nome para futura candidatura pensando em dias melhores para o setor de saúde, “uma saúde que a gente tem até vergonha na maioria das vezes, você chega na secretaria e nem sempre encontra médico”.
Falou também da falta de incentivo ao esporte: “O nosso esporte tem tanto talento e está esquecido.Temos que resgatar tudo isso”.
Festas culturais e educação não são diferentes: A gente ver as nossas festas culturais cada vez mais esquecidas, em relação a educação a gente regrediu, tinhamos faculdade e hoje em dia não existe. Educação é a base de tudo, a gente sabe que pra ser um bom profissional precisa ter um bom professor.
Zeide lamentou a falta de alimento para um parte da população e disse que “cada um da gente tem que tem que buscar políticas públicas para ajudar o nosso povo. Não é só uma cesta básica, o povo precisa de dignidade e de respeito”, recebendo os aplausos do público presente. Ela completou dizendo que está ali por entender que tem capacidade para colocar tudo isso em prática.
Vale lembrar que Zeide vai lutar para ser a primeira prefeita de Pé de Serra, mas a primeira candidatura feminina para prefeita foi da senhora Maria Raimunda, esposa do saudoso ex-prefeito Hidelfonso Vitório, mas ela não obteve êxito.
Veja também
Pé de Serra II – Curtinhas do lançamento da pré-candidatura de Zeide da Farmácia