O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia — ALBA, deputado Adolfo Menezes (PSD), acompanhado de sua esposa Denise Menezes, foi homenageado, na noite de quarta-feira (13), em sessão solene da Ordem do Mérito da Liga Baiana Contra o Câncer, mantenedora do Hospital Aristides Maltez, com a medalha e o título no Grau de Comendador.
A solenidade foi comandada pelo presidente do Hospital Aristides Maltez (HAM) e da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), o médico Aristides Maltez Filho, que destacou a parceria da ALBA com a instituição. “Começou com o hoje senador Otto Alencar, foi retomada pelo também hoje senador Angelo Coronel e, agora reforçada pelo presidente Adolfo Menezes, que já é símbolo de seriedade e de compromisso na Bahia”, destacou o chefe da LBCC.
“É uma honra ser homenageado por uma instituição de fundamental e tamanha importância como a Liga Baiana Contra o Câncer, cuja face mais visível às baianas e aos baianos é o Hospital Aristides Maltez. Já recebi alguns títulos e comendas, mas esta honraria tem um significado especial, porque me obriga a continuar a pensar no próximo, nos que padecem, nos que mais precisam”, destacou o chefe do Legislativo estadual, informando que foi duplicado o valor da doação da ALBA, dobrando o número de leitos assistidos pelo convênio.
No dia dedicado à Santa Luzia, Adolfo fez um pedido: “Iluminai as almas das baianas e dos baianos, brasileiras e brasileiros, Santa Luzia, para que a lâmpada da caridade jamais se apague no coração dos seguidores do doutor Aristides Maltez”.
ORDEM DO MÉRITO
A solenidade de outorga das comendas aconteceu no Auditório Honorato Maltez, no HAM. Além do presidente da ALBA, foram homenageados ainda o conselheiro e ex-vice-presidente da LBCC, Eduardo Morais de Castro; o empresário João Crossini; o secretário de Fazenda Manoel Vitório; e o ex-ministro da Saúde Gilberto Occhi.
Com o título, Adolfo Menezes passa a integrar uma galeria composta por nomes do naipe de Juracy Magalhães, Waldir Pires, Josaphat Marinho, Antônio Carlos Magalhães, entre outros vultos da historiografia baiana.
A Ordem do Mérito da LBCC foi idealizada há 46 anos, em 1972, pelo médico oncologista Carlos Aristides Maltez.