Preparem o coração, tricolores e rubro-negros! Depois de cinco anos, o maior clássico do Norte e Nordeste voltará a ser disputado na elite do futebol nacional. O acesso do Vitória e a permanência do Bahia garantiram o retorno dos Ba-Vis à Série A do Campeonato Brasileiro.
Os dois principais clubes da Bahia se reencontrarão em disputa de pontos corridos. Dois clássicos serão disputados no torneio em 2024, um com mando de campo tricolor e outro com o rubro-negro como mandante.
O último Ba-Vi na Série A foi disputado em 2018, ano em que o Vitória foi rebaixado. Naquele 11 de novembro, o clássico do segundo turno foi disputado no Barradão e terminou empatado em 2×2. Léo Ceará anotou duas vezes para o Vitória. Nilton e Ramires marcaram para o Bahia.
No duelo do primeiro turno, em 22 de julho, melhor para o Bahia que goleou o rival por 4×1, na Fonte Nova. Zé Rafael, Vinícius, Tiago e Gilberto construíram o placar. Lucas descontou.
O clássico ficou cinco anos sem ser disputado na Série A do Brasileiro porque o Vitória passou o mesmo período fora da primeira divisão. O Bahia ficou fora em 2022, quando integrou a Série B. Os dois também não se encontraram na segunda divisão porque neste ano o Vitória estava na Série C.
Antes de se encontrarem na elite do futebol nacional, Bahia e Vitória já têm um compromisso marcado no estadual. O único Ba-Vi garantido do Campeonato Baiano será disputado em 18 de fevereiro, um domingo, às 16h, no Barradão.