O mais normal era ouvir falar nesses nomes desfilando suas genialidades nos principais Campeonatos de futebol. Entretanto, finais de ciclos sempre chegam e com eles não poderia ser diferente. Difícil mesmo é encerrar uma carreira longeva no futebol e se manter fora dele.
A seguir, traremos uma pequena lista com 5 craques que se tornaram diferentes de clubes de futebol após pendurarem as chuteiras, ocupando os mais variados cargos de diretoria e, em alguns casos, donos dos clubes.
- Beckenbauer
O ídolo alemão não apenas consolidou sua carreira dentro das quatro linhas, mas foi muito além, após encerrar sua carreira em 1983 no NY Cosmos, onde jogou com o saudoso Rei Pelé. Depois de enveredar por uma carreira como treinador, virou gestor na Alemanha, como vice-presidente da seleção e depois como gerente de organização e infraestrutura. Foi vice-presidente da FIFA até se tornar presidente honorário do clube bávaro em 2009.
- Rummenigge
Seguindo os passos do compatriota, o ex-atacante alemão acabou se tornando CEO do Bayern de Munch em 2002, clube que defendeu e se tornou ídolo, ficando no cargo até meados de 2021. Atualmente faz parte do grupo consultivo para reestruturação da Alemanha para a Eurocopa 2024.
- Deco
O alagoano e luso-brasileiro Deco sempre fez sucesso por onde passou, desde o Porto-POR, Barcelona-ESP, até chegar ao Fluminense-BRA, onde encerrou sua carreira. Ele é um verdadeiro caso de não conseguir deixar definitivamente o futebol, pois assim que pendurou as chuteiras se tornou sócio proprietário do Centro Sportivo Paraibano, de João Pessoa-PB, bem como montou sua empresa para gerir carreira de atletas. Atualmente é diretor esportivo do Barcelona e um dos grandes responsáveis na contratação de jogadores do clube catalão.
- Ronaldo
O Fenômeno dispensa comentários quando o assunto é jogar futebol, sempre impressionou o mundo com a bola nos pés. Porém o brasileiro se mostrou muito mais que craque quando após pendurar as chuteiras se tornou empresário de atletas. Tomou tanto gosto pela nova carreira que resolveu comprar dois clubes de futebol, o primeiro foi o Real Valladolid, lá na Espanha e o mais recente foi a SAF do Cruzeiro, clube brasileiro que o revelou para o mundo.
- David Beckham
Muitas são as facetas de Beckham, de jogador de futebol renomado a modelo de sucesso. Um ano após encerrar sua carreira, o craque inglês, ídolo do Manchester United, foi o responsável pela fundação do Inter Miami, bem como juntou-se a ex companheiros de clube e seleção para investir no clube Salford City, da League Two, a 4ª divisão do campeonato inglês.