Além das homenagens ao município de Teodoro Sampaio, localizado no território Portal do Sertão, que completou sexta-feira, dia 20, 62 anos de emancipação política, dois fatos chamaram a atenção das pessoas que lotaram o plenário da Câmara de Vereadores para assistirem a Sessão Solene.
Primeiro, o deputado federal Otto Filho (PSD), que pela primeira participava de um evento comemorativo pelo aniversário da cidade, disse que havia sido traído pelo atual prefeito José Alves da Cruz, conhecido por Bitinho (PL), quando o mesmo teria feito um acordo para votar com ele (Otto Filho, então candidato a deputado federal em 2022) e com seu tio, o deputado estadual, Eduardo Alencar, também do PSD e que seria indicado uma emenda de um milhão de reais para o município, tendo ele cumprido, mas o prefeito não honrou e só obteve 18 votos, sendo 12 no distrito de Lustosa, 03 na comunidade de Pau Brasil, 02 no centro e 01 no Povoado Buracica. Já seu tio Eduardo Alencar, obteve apenas um voto.
Para o deputado, a traição serviu como uma oportunidade de conhecer Nenengo, que o chamou de “homem de bem” e dever´ser o candidato a prefeito no próximo ano pela legenda PSD.
O deputado estadual Alex da Piatã (PSD), o mais votado na última eleição no município, disse que gratidão é um sentimento nobre e sendo muito grato pela expressiva votação, anunciou a autorização do governo do estado para iluminação da ladeira de acesso ao Distrito de Lustosa á BR 101. Na oportudade anunciou também a apliação do sistema de abastecimento d’água da região das areias.
A professora Edneusa Barbosa dos Santos Freitas, usou a tribuna para reclamar da falta de atenção do prefeito Betinho que não dialoga com o seguimento dos professores que reivindicam pagamento dos predatórios e piso salarial. Vistindo camisas pretas e com expressão das suas lamentações, os professores ocuparam um lado do plenário da Câmara.
O prefeito Bitinho e seu secretário de educação, João Paulo, nome cotado para candidato a prefeito com o apoio do chefe do executivo, não participaram da sessão e o prefeito foi substituído pelo vice-prefeito Evilásio Magalhães Vieira (PL) que em seu pronunciamento não justificou o motivo da ausência do titular e ignorou a presença dos professores.
Nos detalhes
Antes da sessão da câmara, foi celebrada um missa em ação de graça pelos 62 anos do município, onde contou com a presença do prefeito Bitinho e e do vereador licenciado João Paulo (PL), atual secretário de educação e pré-candidato a prefeito pela situação.
O pré-candidato a prefeito pela oposição, Nenengo (PSD), disse ao CN que não tinha muito o que comemorar naquela data e que os munícipes não se viam representados pelas autoridades do executivo, apesar de reconhecer avanços na saúde e construção de escolas, mas o restante “só asfalto” e que isto não estava mudando a vida das pessoas e lamentou que a principal fonte de renda da população, agricultura, não esteja recebendo nenhum investimento.
Durante a sessão, maioria dos vereadores usou a palavra para destacar os 62º anos de emancipação.
Para a vereadora Dida Uzêda (PP), o progresso do município não esta como devia, apesar da idade. “Teodoro deveria estar sorrindo mais que gritando. Mais feliz e descansando mais. Mas como todo bom guerreiro não se esmorece diante da batalha, continuemos com todos os esforços batalhado e acreditando em dias melhores para nossa cidade. Desejo que cada munícipe sinta-se como ponto de apoio na construção de uma Teodoro melhor e que dentro dos valores éticos e morais preparem nossas crianças para um acesso continuo de transformação. Sabemos que não estamos como gostaríamos, mas estamos, sim, em desenvolvimento”, finalizou a parlamentar.
No final do evento, o diretório do PSD preparou um almoço para os convidados e aproveitou para realizar um ato de filiação e dentre eles filiou o suplente de vereador Neemias da Silva Valverde, que deixou o PSB, migrando para o PSD.