O Vitória venceu o Botafogo-SP por 2 a 0 na noite desta sexta-feira, 18, no Barradão, em Salvador (BA), e assumiu, momentaneamente, a liderança da Série B. Os gols da partida foram marcados no segundo tempo por Léo Gamalho e Iury Castilho. A dupla recebeu assistência de Zé Hugo, que saiu do banco, e construiu o terceiro triunfo seguido do time baiano. O Tricolor de Ribeirão Preto (SP), no entanto, segue seu martírio no segundo turno. Em cinco partidas, o time tem dois empates e, agora, três derrotas. A equipe não marca há cinco partidas e tem sua pior sequência sem gols em todas as participações do clube na Série B.
Primeiro tempo
O primeiro tempo entre Vitória e Botafogo-SP foi agitado no Barradão lotado. Os donos da casa dominaram mais as ações da partida com 56% de posse de bola e obrigaram o goleiro Matheus Albino a fazer boas defesas, como a que aconteceu aos 37 minutos em chute forte rasteiro de Matheuzinho. Foi o lance de maior perigo da etapa inicial. Antes, o Leão já havia perdido chances Iury Castilho de cabeça e com chutes dentro da área. O Botafogo, no entanto, não ficou só acuado e buscou e arriscou contra-ataques com Patrick Brey e Salatiel puxando o time. As oportunidades mais claras foram com Osman, que cabeceou com perigo no início da partida para defesa de Lucas Arcanjo e Pedro Rodrigues, aos 37, que bateu perto da marca do pênalti e viu a bola passar perto do gol.
Segundo tempo
A etapa final da partida começou com o mesmo cenário: Vitória pressionando. Aos dois minutos, Léo Gamalho recebeu na área em cruzamento e mandou por cima do gol de Matheus Albino. Três minutos depois, Iury Castilho também chegou com perigo na área e bateu forte no alto. Aos 15, Castilho cabeceia com veneno para Albino defender com as pontas dos dedos e mandar para fora. De tanto pressionar, o Leão abriu o placar aos 16 minutos, com o atacante Léo Gamalho. Livre após receber passe de Zé Hugo, ele bateu na entrada da área e contou com desvio da bola em Lucas Dias para deslocar o goleiro do Tricolor e balançar as redes. O Vitória ampliou com Iury Castilho aos 25, que empurrou para as redes de carrinho depois de ser acionado por Zé Hugo. Após os gols, a intensidade da partida caiu e o time baiano apenas administrou a vantagem.
Com o triunfo, o Vitória chegou aos 47 pontos e lidera a Série B momentaneamente. O Leão da Barra fica de olho no confronto entre Guarani e Sport, que ainda se enfrentam nesta sexta-feira em Campinas (SP), para secar o rubro-negro pernambucano e permanecer na primeira colocação. O Botafogo-SP segue na 11ª colocação com 33 pontos e não será ultrapassado na rodada.
O Vitória volta a campo no domingo, às 18h, para pegar o Atlético-GO no estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO). Já o Botafogo-SP joga na quarta-feira, às 21h30, contra Chapecoense, no Santa Cruz, em partida atrasada. O jogo é válido pela 17ª rodada, pois, na data original do confronto, o time catarinense não conseguiu embarcar para Ribeirão Preto (SP) por conta das condições climáticas em Chapecó (SC).