Normalmente a primeira fase costuma opor os gigantes nacionais a times de menor expressão, como é o caso do Flamengo, que não deverá ter muitas dificuldades num grupo com Racing, Aucas (rival da sua próxima partida, no Equador) e Ñublense, no Grupo A.
No Grupo B, o Internacional viaja para a Colômbia e enfrenta o Independiente Medellín na estreia, e seria bom somar pontos mesmo num grupo acessível que ainda tem Metropolitanos e Nacional do Uruguai. Este é um grupo com algum equilíbrio.
O Palmeiras é um dos grandes favoritos em 2023. No Grupo C, enfrentará a altitude de La Paz e o Bolívar em sua primeira partida. No entanto, não são esperadas muitas dificuldades para o Verdão, num grupo completado por Cerro Porteño e Barcelona de Guayaquil, que apesar de terem se acostumado a jogar a Libertadores, não costumam fazer grandes participações.
O Fluminense tem talvez o maior desafio dos brasileiros nesta fase, já que joga contra o Sporting Cristal em Lima neste primeiro jogo do Grupo D. O time peruano tem Thiago Nunes como técnico e uma vitória tem extrema importância para o time das Laranjeiras, já que caiu num grupo que ainda tem o gigante River Plate e outro time que tem a altitude como aliada, o The Strongest.
No Grupo E, o Corinthians faz sua estreia contra o Liverpool no Uruguai. Este também é um adversário que não deve oferecer muita resistência, mas em um grupo que ainda tem Independiente del Valle e Argentinos Jrs. é de extrema importância voltar para o Brasil com os três pontos.
Por fim, o Grupo G conta com dois brasileiros. O Athletico-PR faz sua estreia no Peru, contra o Alianza Lima. Este adversário é também o time mais fraco do grupo. Na outra partida desta chave, temos o Atlético-MG jogando no Mineirão contra o Libertad. O time paraguaio também não é tão forte, mas é uma equipe que tem se habituado a disputar a Libertadores e fazer jogos teoricamente fáceis ficarem mais difíceis.
Como podemos ver, todos os brasileiros têm chances de classificação, especialmente Palmeiras e Flamengo, que venceram as últimas quatro Libertadores. Os outros brasileiros na competição precisarão ter atenção e foco em suas chaves, pois existem alguns times estrangeiros que podem endurecer neste campeonato, mas é difícil acreditar que algum brasileiro fique de fora já nesta fase.
A esperança é de que nesta temporada o vencedor seja novamente brasileiro, restando saber qual dos times tem a maior chances. Na página dedicada às dicas de apostas da Copa Libertadores da América do site da Sportytrader, os especialistas em previsões apontam para o Palmeiras e o Flamengo como principais favoritos.