O Banco do Brasil (BB) anunciou no dia 11 de janeiro deste ano, um plano de reorganização administrativa com implementação plena das medidas previstas para acontecer a partir do dia 17 de maio, portanto, restam 30 dias.
A Estatal visa melhorias com ganhos de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento do país, incluindo: Desativação de 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 Postos de Atendimento (PA). Conversão de 243 agências em PA e outros 8 PA serão transformados em agências,transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem a oferta de guichês de caixa, com maior vocação para assessoria e relacionamento,relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios, criação de 28 unidades de negócios, sendo 14 Agências Especializadas Agro e 14 Escritórios Leve Digital (unidades especializadas no atendimento a clientes com maturidade digital), com aproveitamento de espaços existentes, não envolvendo contratação ou locação de novos imóveis.
Ainda de acordo com a estatal, a expectativa é que seja possível economizar R$ 535 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025 com as medidas adotadas.
A decisão não agradou nem um pouco os municípios que tem agências na mira das mudanças, e seus representantes legais marcaram audiência com a Superintendência no sentido de tentar manter as agencias em funcionamento, foi o caso de Retirolândia, mas não obteve êxito.
A Procuradoria do Município de Retirolândia ingressou com uma ação civil pública requerendo uma liminar contra o encerramento das atividades do Banco do Brasil na cidade. O procurador Akilles Moreira explica como fica a situação.
A solicitação foi deferida pela Juíza Ana Paula Teixeira, que por conseguinte determinou ao Banco do Brasil que mantenha o funcionamento até o fim da declaração de emergência na saúde pública declarada pela União. O descumprimento da liminar resultará em multa diária no valor de 5 mil.
Veja a decisão na íntegra – Decisão
Outras agências na região que sofrerão encerramento ou passarão a condição de Posto de Atendimento são; Barrocas, Candeal, Biritinga e Tanquinho.