Hoje, dia 08 de dezembro, a Igreja Católica celebra a solenidade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Nesta data, mas em 1147, Portugal consagrou seu país à Imaculada Conceição, e por isso, muitas paróquias e comunidades católicas no Brasil são a ela dedicadas.
Em Conceição do Coité, a celebração começou às 5h da manhã com uma alvorada, além da realização de duas missas solenes da Imaculada Conceição, umas às 10h e uma campal às 17h. Ambas foram transmitida pelo Facebook, Instagram e YouTube da paróquia.
A paróquia, assim como fez durante todo novenário, atendeu a todas as recomendações de distanciamento social. Após a a celebração a imagem saiu em carreata pelas principais ruas do centro da cidade , por conta da pandemia não foi realizada a tradicional procissão para não gerar aglomeração, por isso foi feito uma procissão motorizada.
Assim como em nossa Conceição do Coité, a data é feriado em várias cidades do Brasil, como Gavião, Itiúba, Euclides da Cunha, Riachão do Jacuípe, entre outras.
O Calila Notícias esteve no município de Ouriçangas e acompanhou tudo o que aconteceu por lá. A diocese da cidade pertence a Feira de Santana e a missa aconteceu às 8h da manhã. O padre Jairo, vigário da paróquia, convidou o padre Porcino, de Irará e o padre Hipólito de Feira de Santana para celebrarem a missa, que foi campal, assim como no município de Araci, o qual a missa campal foi encerrada às 17h da tarde.
Por conta da pandemia, todas as festas religiosas ocorreram de forma diferente esse ano. As recomendações de saúde de acordo com a OMS foram respeitadas, e em muitas cidades algumas tradições foram modificadas ou não ocorreram.
Em Olhos D’àgua, distrito de Aramari, a festa sempre atraiu muitos turistas por ser uma das maiores festas religiosas do município, mas como as outras festividades, teve que se atentar aos cuidados para o combate ao coronavírus.
Em Nova Soure aconteceu a Carreata de Nossa Senhora da Conceição e em Gavião a missa foi transmitida pelo Facebook da Paróquia.
E em Salvador, a festa em homenagem à Nossa Senhora da Conceição da Praia esse ano foi diferente. A maior comemoração que era no dia 8 de aconteceu no domingo (6), e ao invés da tradicional missa campal seguida de procissão e festejos profanos, por conta da pandemia de Covid-19, a celebração foi composta de uma missa com início às 8 horas e carreata, que saiu da frente do Santuário próximo às 10 h e percorreu a orla da capital da Barra até o Imbuí. Se não tivesse pandemia a festa seria bem maior.