Ano passado, quando o Covid-19 apareceu pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan, o mundo ainda não podia prever os eventos que aconteceram nesse 2020, ou melhor, os eventos que não aconteceram.
O mundo inteiro precisou modificar os seus hábitos e, hoje, apesar da quarentena ainda ser recomendada pela OMS, é flexibilizada em várias cidades, e muitas pessoas estão aos poucos voltando as suas atividades de forma remodelada, uns tomando todos os cuidados necessários e outros vivendo como se a pandemia tivesse acabado.
Em Araci, na Região Sisaleira, está acontecendo o Novenário em louvor a Nossa Senhora da Conceição. A festa que acontece popularmente em dezembro e reuni muitos fiéis, foi realizada de forma diferente este ano, por conta da pandemia. Ana Cristina, católica praticante e “amante do templo”, como se auto intitulou, contou para o Calila Notícias que esse ano a presença do público diminuiu drasticamente, porém, a igreja conseguiu expandir o seu alcance por meio de lives transmitidas pelo Youtube e Facebook da paróquia, que inclusive contou com um intérprete de libras.
Diferente dos anos anteriores, a igreja modificou toda a festa para que os fiéis pudessem aproveitar todos os aspectos do evento de forma segura e sem aglomeração. Os bancos foram mantidos bem separados, havia telões por toda parte para que todos pudessem ver a missa de longe, havia álcool em gel disponível para todos e as pessoas estavam usando máscara. A quermesse, barracas vendendo comidas, a famosa venda de carneiro e a barraca da pechincha foram extintas esse ano, tudo para não gerar aglomeração. As pessoas receberam envelopes para colocarem suas contribuições em dinheiro, e a tão esperada procissão do dia 8, aniversário da Santa Padroeira, teve que ser cancelada, e no lugar do evento serão feitas três missas; uma às 6h da manhã, em homenagem aqueles que já faleceram; uma às 10h, com a presença do Dom Ottorino Assolari e a missa principal, que ocorrerá às 18h, tudo isso para evitar aglomeração de pessoas.
Assim como em Araci, Nossa Senhora da Conceição é padroeira de Gavião, Euclides da Cunha, Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité.