CN/IBEL: pesquisa de intenção de voto mostra Quitéria na liderança para prefeita de Santaluz

Pesquisa de intenção de voto para prefeito no município de Santaluz no Território do Sisal aponta a atual prefeita candidata à reeleição pela coligação “Pra cuidar do povo e fazer muito mais” Quitéria Carneiro (PSD) na liderança.

A pesquisa realizada pelo Instituto Baiano de Estatísticas – IBEL inscrita no CNPJ: 05.949.626/0001-62 contratada pela Agencia Calila de Notícias e Publicidades Ltda – ME CNPJ 10.699.669/0001-77 foi registrada no dia 30 de outubro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-01006/2020 com data para divulgação a partir do dia 5 de novembro. No entanto, a coligação Liberta Santaluz que tem como candidato a prefeito Dr. Arismário (Avante) entrou com uma representação na Justiça Eleitoral requerendo a suspensão da divulgação e conseguiu uma liminar que suspendeu a divulgação. A IBEL apresentou sua defesa, assim como a Agência Calila, dentro do prazo estabelecido pela Juíza Lisiane Sousa Alves Duarte da 145ª Zona Eleitoral de Santaluz, que após demonstrado nos autos a regularidade da pesquisa Eleitoral, fora então julgada improcedente a referida Representação e a liminar foi revogada nesta quarta-feira, 11-11-2020, permitindo assim a divulgação da pesquisa – Veja a Sentença

Pesquisa

No levantamento a Pesquisa mostra um cenário favorável a reeleição de Quitéria em todos os cenários.

Na pesquisa espontânea quando o entrevistador pergunta ao eleitor(a) se as eleições fossem hoje, em quem ele(a) votaria para prefeito(a) de Santaluz, não citando nome do candidato(a) e o resultado foi 49,8% para Quitéria, 32,3% Dr. Arismário, 0,7% Jorge França. Os indecisos são 7,3%, nenhum 1,7%, nulo 0,7%, branco 0,3%, não opinou 7,2%.

Na pesquisa estimulada quando o entrevistador pergunta em quem o eleitor(a) votaria se as eleições fossem hoje mencionando o nome dos candidatos, Quitéria e Dr Arismário sobem 1,4% e 1,8% respectivamente. A candidata do PSD tem 51,2% das intenções de voto, enquanto o candidato do Avante tem 34,1%. Jorge França aparece com os mesmos 0,7% da espontânea.

Ainda na pesquisa estimulada 1% dos entrevistados disseram que vai votar em branco, 8,9% se dizem indecisos, 1,6% não vota em nenhum, 1% afirma que vai anular, enquanto 1,5% não sabe/não opinou.

Foi perguntado também sobre a rejeição dos candidato (as). De acordo com a pesquisa Jorge França do Democracia Cristã (DC) tem maior rejeição, aparece com 32,2%, seguido de Dr. Arismário com 17,7% e Quitéria com 17% neste cenário mostra o empate técnico entre os dois melhores posicionados na pesquisa geral.Veja outras informações sobre rejeição no gráfico abaixo.

A IBEL entrevistou 572 pessoas na sede, distritos e povoados de todas as idades, sexo, grau de escolaridade e renda no dia 30 de outubro. O Levantamento estatístico possui um intervalo de confiança de 95% ou 0,05 de significância. Erro padrão 4%.

Todas as informações neste link – pesquisa SANTALUZ