Veja como ficaram as composições das chapas após candidaturas indeferidas em Nordestina, Queimadas e Santaluz

Publicidade

Três municípios do território do sisal: Santaluz, Queimadas e Nordestina que coincidentemente fazem limite territorial entre eles precisaram fazer mudanças na composição das chapas majoritárias após indeferimento da Justiça Eleitoral ou por precaução do candidato que enfrenta problema na Justiça e optou por não concorrer para não colocar a candidatura em risco.

 

Mulher de prefeito por 4 mandatos, Eliete vai concorrer a cargo público pela primeira vez

A decisão de não concorrer ‘assustado’ aconteceu com Wilson Matos Araújo (Ito) que fez toda pré-campanha como candidato da oposição em Nordestina pelo PSD, mas responde processo na Justiça por rejeição de contas no último ano de seu quarto mandato em 2016 quando governou o município. Embora tivesse recebido um parecer favorável do juiz de Direito da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Ruy Eduardo Almeida Britto que determinou a suspensão do parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ele preferiu não correr riscos e foi substituído pela esposa Eliete que vai disputar o pleito com Erivaldo Carvalho (PSB) que tenta a reeleição e Rivinha da Farmácia (REDE).

Bárbara vai tentar a reeleição de vice pelo grupo de oposição

Em Queimadas, o mesmo aconteceu com Tarcísio Oliveira Pedreira que enfrenta problemas nos tribunais de contas quando governou o município entre 2013 e 2016. Ele seria o candidato a vice-prefeito de André de Edivaldo mas teve o pedido de registro de candidatura indeferido e preferiu não recorrer. Um fato curioso é que Tarcísio foi substituído pela sua prima Barbara Janaina (Bárbara de Maurinho) atual vice-prefeita, eleita junto com André Andrade (PT) em 2016 e agora será sua adversária.

Bárbara concorreu ao cargo de prefeita em 2012 mas não obteve êxito, mas em em 2016 foi eleita vice e agora busca reeleição pelo mesmo cargo.

Foi a terceira mudança de vice de André de Edivaldo (PSDB) entre o início da pré-campanha até agora. Começou com Dolores Oliveira, depois seu filho Tarcísio e agora a sobrinha Bárbara. O que todo eleitor de Queimadas já está quase certo é que o prefeito será André.

Bino que sempre esteve ao lado de Joélcio não recusou a proposta para ocupar seu lugar

Quem precisou mudar o candidato a vice da chapa da oposição também foi Santaluz, o então candidato Joélcio Martins (MDB) que formava a chapa com Dr Arismario (Avante) teve seu registro de candidatura indeferido pela  Justiça por força da Lei da Ficha Limpa, o mesmo responde alguns processos quando governou Santaluz. Para seu lugar foi indicado José Albino dos Santos Filho popularmente conhecido por Bino que concorreu em 2004 ao cargo de prefeito, mas não se elegeu.

Em Santaluz também estão concorrendo Quitéria Carneiro (reeleição) com Polyana Nunes na vice pelo PSD e Jorge França com Alberto Magno pelo Democracia Cristã.