Morreu nesta Sexta-feira (11) aos 53 anos, o padre José Alberto Barbosa Gonçalves, padre Alberto Lourinho como era conhecido, ele que vinha lutando contra um câncer. O padre foi vítima de um derrame no pulmão, estava internado na cidade de Aracaju.
Seu jeito de ser e de celebrar chamava a atenção principalmente por externar sempre o amor pelo sertão, gostava das músicas de Luiz Gonzaga e fazia parte da liturgia. Na foto acima o registro de uma das missas do vaqueiro que, tradicionalmente, padre Alberto ministrava todo 22 de junho em Uauá. Encourado, homenageando e fortalecendo a cultura sertaneja.
Por muitos anos Padre Alberto cuidou sozinho do seu enorme rebanho, chegou a celebrar 07 missas em um só domingo, incluindo missas nos povoados, num esforço gigantesco para atender a sua comunidade, dependesse da sua vontade e disposição ninguém podia ficar sem a missa dominical.
Padre Alberto é albino, e sofria na hora da leitura e principalmente ao enfrentar o calor e o excesso de luminosidade do sertão. Precisava superar muitas dificuldades para exercer o seu ofício e levar a palavra de Deus aos quatro cantos da Paróquia Sagrada Família.
Em dezembro de 2018 o Calila Notícias trouxe uma reportagem com padre Alberto onde ele afirmou que “Pilatos foi mais coerente ao condenar Jesus que Sérgio Mouro na condenação de Lula”
Atualmente o Padre Alberto estava servindo a Paróquia de Paripiranga no território Semiárido Nordeste II pertencente a Diocese de Paulo Afonso. O bispo diocesano Dom Guido celebrou a missa de corpo presente antes do sepultamento.
Redação CN * Colaborou: Canudos Acontece e Paulo Afonso Tem