Patrol da Prefeitura de Monte Santo é apreendida quando realizava trabalho sem autorização da Prefeitura de Uauá

Um fato polêmico chamou a atenção da administração pública do município de Uauá, na tarde de sexta-feira, 03/07, que foi surpreendida com a informação de que uma máquina patrol, pertencente à Prefeitura de Monte Santo, realizava a recuperação, não autorizada, de uma estrada vicinal na região de Poço de Vieira, limite entre os dois municípios. A máquina foi interceptada por fiscais da prefeitura de Uauá, com apoio da Guarda Municipal, que autuaram o operador e aprenderam o equipamento.

O operador, que afirmou ser funcionário efetivo do município de Monte Santo, omitiu seu nome no ato de infração e não entregou seus documentos pessoais e nem a chave da patrol, sendo necessária a condução por um operador da Prefeitura de Uauá. No vídeo abaixo mostra o momento da abordagem da máquina e o vereador Rosivaldo Loiola bastante alterado e acusados os fiscais de Uauá de terem roubado a máquina.

 

O fato ocorre justamente no momento em que o decreto  de número 1123/2020 está em vigor, proibindo a entrada de pessoas de outros municípios no território de Uauá e que também suspende serviços do tipo, por conta da pandemia. A ação configura desrespeito e improbidade administrativa para o prefeito de Monte Santo, Edivan Fernandes (PSC), conhecido por Vando.

Vereador Rosivaldo Loiola no momento que é questionado pelo fiscal da prefeitura de Uauá

A gestão municipal supõe  que a patrol foi enviada para Uauá atendendo pedidos políticos, já que depois que a Guarda Municipal fez a autuação do operador e a apreensão da máquina, no trajeto de condução, precisamente na localidade de Testa Branca, os fiscais e guardas foram surpreendidos pelo vereador Rosivaldo Loiola, pelo pré-candidato a vereador Micael e por Rubens de Monte Santo, que “fecharam” a máquina com dois carros, na frente e no fundo, enquanto estava parada por ter apresentado um problema na parte elétrica.

Deputado Laerte ao lado do Vando no lançamento da pré-candidatura de Rosivaldo a prefeito

Rosivaldo é pré-candidato a prefeito em Uauá e está filiado ao PSC, mesmo partido de Vando, que em vídeo recente nas redes sociais já declarou apoio à Rosivaldo, que já é vereador e tem representação na região onde a máquina estava. A patrol trabalhava ilegalmente, sem licença do município, nem muito menos autorização.

Lei proíbe este tipo de prática – A realização de qualquer trabalho de deslocamento do solo, por lei, é de competência da gestão municipal local e todo equipamento precisa de alvará e licença ambiental, por isso o município de Monte Santo e o prefeito Vando foram multado e deverão pagar R$ 5 mil pelo ato.

O prefeito Lindomar mandou um áudio para uma liderança que ele chama pelo prenome Elaine pedindo que ela mande um áudio explicando melhor a situação.

O fato registrado em Uauá vai de encontro a um problema que a Prefeitura de Monte Santo que enfrenta há muito tempo, por não dar a devida manutenção nas estradas do município, conforme relatou Reginaldo Abreu morador do Povoado Formosa. “Inúmeras vias estão danificadas, o que tem gerado várias críticas por parte da população. Talvez essa ação, por ter gerando um problema e ter virado notícia, explique a falta de atenção para a Zona Rural, já que a máquina está realizando recuperação em outro município, dentro de objetivos políticos regionais, quando deveria está atendendo a demanda do povo de Monte Santo”, lamentou Reginaldo.

Veja o auto de infração emitido a Prefeitura de Monte Santo