O território do sisal parece que finalmente irá contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, foram normatizados no Brasil a partir de 2004 pelo decreto presidencial do Governo Lula, se expandiu por todo Brasil, porém algumas regiões continuam sem este importante serviço.
Mas ao que parece o projeto vai ser colocado em prática 16 anos depois, Monte Santo um dos 20 municípios que compõe o território do sisal recebeu duas ambulâncias que foram expostas na frente da Prefeitura Municipal. sendo uma com suporte básico e outra com suporte avançado conforme explicou a secretária Municipal de Saúde, Antonieta Costa.
Segundo a secretária os veículos darão suporte tanto a cidade de Monte Santo, quanto a outras da região do Sisal, sendo referenciado o Centro de Atendimento de Chamados na cidade de Serrinha. As ambulâncias possuem equipamentos para oxigenoterapia, monitores cardíacos, desfibriladores, respirador mecânico e demais aparelhos de Terapia Intensiva.
Mas é importante ressaltar o trabalho voluntário dos brigadistas e bombeiros civis de algumas cidades da região que sempre cumpriram a missão dos profissionais de saúde do SAMU, com destaque Anjos da Vida em Coité, pioneiro na região e que vem desde 2009 realizando um serviço voluntário de salvar vidas.