São João em Bandiaçu (Coité) e Minação (Barrocas) termina com o tradicional ‘Rappa’

O Distrito de Bandiaçu, município de Conceição do Coité, e o vizinho Povoado de Minação, em Barrocas  realizaram nesta terça-feira, 25, o tradicional ‘rappa’, algo semelhante ao arrastão do carnaval e tem como público alvo aquelas pessoas que não gostariam que a festa terminasse e aproveitam até o último momento para se divertir.

Grupo organizador do rappa de Minação

Os foliões depois de descansarem um pouco da última noite de forró nos palcos ao levantarem se reúnem  e saem de porta em porta para buscar comida e bebida que sobrou durante os festejos de São João. Em Bandiaçu onde o ‘rappa’ completou neste ano 54 anos, centenas de pessoas saíram atrás de um potente carro de som e na medida que passava pelas ruas, algumas pessoas ficam com a incumbência de pegar os alimentos e as bebidas para distribuírem para os demais.

Muita irreverencia nas ruas de Bandiaçu

Em Minação a festa é idêntica a de Bandiaçu, a diferença está apenas no som para animar a multidão. Os barroquenses saem de casa em casa recolhendo os alimentos e bebidas usando uma carroça com tração humana (membros da comissão) e um potente som que não deixa ninguém parado.

Eliseu lembra do inicio quando levava uma radiola | foto: Raimundo Mascarenhas

Eliseu Mota um dos coordenadores da festa em Minação disse que os primeiros ‘rappas’  não era padronizada com camisas, usavam uma radiola para animar até descarregar a bateria e continuavam o embalo mesmo sem som. Eliseu disse que diante do grande número de participantes, as pessoas se preparam para oferecer o alimento comprado ou feito para o rappa, pois, segundo ele só o que sobra não atende os ‘comilões’ e ‘beberrões’.

Moradores da sede do Município se juntam aos de Bandiaçu para participarem do rappa | foto: Raimundo Mascarenhas

Tanto em Bandiaçu quanto em Minação depois de entraram em centenas de casas, o foliões vão para os centros das comunidades onde acontecem apresentações de bandas para finalizarem oficialmente o São João. [Não foi possível registrar outras fotos em Bandiaçu, em virtude da chuva]

Vídeo se refere ao rappa de Minação, distante cerca de 3 km de Bandiaçu

Rappa de Minação

Posted by Raimundo Santos on Tuesday, June 25, 2019

Viste a página especial do São João da Bahia no Calila Noticias

soumaisabahia.com.br/saojoao2019

Author: Redação CN