O comandante geral da Policia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão esteve no último sábado, 15, visitando os distritos de Salgadália/Coité e Pereira/Santaluz para entregar oficialmente os pelotões da Polícia Militar das respectivas comunidades, sendo que o primeiro ato de entrega foi em Salgadália por volta das 09h onde foi recebido pelo prefeito Francisco de Assis, vice-prefeita Genivalda Pinto (Val), deputado estadual Alex da Piatã, Gilson Paixão comandante do 16º BPM/Serrinha, tenente Laerth Lopes comandante da 4ª Cia/Coité, secretários municipais, vereadores e o efetivo policial que irá trabalhar no distrito que tem uma importância muito grande pela sua forte economia e população maior que muitos municípios do estado.
Salgadália
Durante seu discurso, em Salgadália que fica a 18km de distancia da sede do município, o coronel Anselmo registrou que “Salgadalia é maior do que muitos municípios baianos, contando com cerca de 10 mil habitantes. Por conta disso e após diálogo com autoridades locais, entendemos ser necessário a instalação de um Pelotão para atender as necessidades da população”, afirmou.
Vale lembrar que está não é a primeira vez que se implanta um policiamento fixo no Distrito de Salgadália, o que se espera é que seja mantido, mas é a primeira vez que tem no comando do 16ºBPM Gilson Paixão e Anselmo Brandão no comando geral.
Pereira
O comandante geral chegou de helicóptero ao distrito de Pereira às 11h acompanhado do deputado Alex da Piatã ele que assim como Coité representa Santaluz na Assembleia Legislativa e teve participação importante nas articulações para implantação dos pelotões e foi recebido pela prefeita Quitéria Carneiro e o ex-prefeito Junior do Max, além de outras autoridades políticas e militares.
Anselmo Brandão após ouvir os discursos do comandante do 16ºBPM Gilson Paixão, Alex da Piatã e a prefeita Quitéria Carneiro começou dizendo que ficou surpreso quando viu do alto a grande extensão territorial de Salgadália e Pereira e admitiu que realmente existe a necessidade de interiorização da segurança pública nos distritos, chegou a citar que atualmente a zona rural é responsável por 25% da violência.
Estamos começando por Salgadália e Pereira este trabalho para dar maior tranquilidade a população do campo.Temos baixado o índice de violência em todo estado e tenho certeza que colocando um policiamento ostensivo com a missão de realizar ronda rural vamos abaixar ainda mais a criminalidade”, disse o coronel no Pereira.
Mas num determinado trecho do discurso, Brandão disse que não basta apenas a Policia fazer sua parte quando tem levado a escola com a disciplina militar a vários municípios baianos, onde já estão sendo colhidos bons frutos inclusive na sede de Santaluz, não basta implantar pelotões, “é preciso a participação das familiais, que os pais conversem mais com os filhos. A comunicação virtual está tomando conta de tudo, uma criança usa ferramentas virtuais para perguntar a mãe se a comida está pronta e ela coloca o dedinho de ok. Marido e mulher chegam no restaurante e ambos pegam os celulares e começam a manipular perdendo a oportunidade de conversar e discutir assuntos importantes do casal e dos filhos”, afirmou.
O oficial disse que diante desta realidade já não exste um bom dia, boa tarde, boa noite por parte da grande maioria dos jovens, talvez por não ter esses ensinamentos em casa, ao contrario, tem aprendido coisas que não ajudam no seu desenvolvimento. As pessoas que estiveram no Pereira ouviram atentamente o discurso e certamente deverão fazer uma reflexão, pois, a população teme a violência, muitos já sofreram algum tipo ou teve um ente vítima da violência praticada por alguém que foi uma criança que poderia ter sido educada.
A prefeita Quitéria pediu ao coronel a implantação de uma escola com disciplina militar no Pereira, tão importante para Santaluz quando Salgadália para Coité, a diferença está na distancia, Pereira para Santaluz são 65 km de estrada de chão. Coronel Anselmo disse que se depender dele o pedido será atendido. Em Coité ainda não houve a implementação de nenhuma escola com a metodologia de ensino dos colégios militares, mas o Governo do Estado já sinalizou.
O deputado Alex da Piatã revelou que atualmente Santaluz é o que tem o menor índice de violência na região, disse que fez três solicitações junto ao comando geral da PM para implantar policiamento fixo, além de Salgadália e Pereira, Pedra Alta em Araci, que ao contrário dos dois citados tem um índice elevado e requer urgente a criação de um pelotão na comunidade.
Antes decolar de volta para Salvador, o coronel fez questão de reunir a criançada e a prefeita para fazer uma foto, afinal ele falou da importância deste contato policia com a comunidade.