Praticamente durante todo ano de 2018 foi veiculado na imprensa informações pessimistas da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da União dos Municípios da Bahia (UPB) dando conta que muitos municípios da Bahia fechariam o ano com pendencia de salários, 13º e fornecedores em consequência de uma serie de fatores que viriam a provocar queda nas receitas, e isto está se cumprindo na pratica.
Mas a Prefeitura de Santaluz ao que parece está em pleno equilíbrio com a contas públicas, mesmo tendo espaço garantido por lei para quitar os vencimentos mensais com o funcionalismo público até o 5º dia útil do mês subsequente, chega ao 24º mês de administração da prefeita Quitéria Carneiro (PSD) com a marca de 2 anos de salários antecipados.
A gestora, ao montar sua equipe de governo, deixou claro seu posicionamento diante dos servidores públicos, pedindo a sua equipe de finanças que fechasse a folha de cada mês antecipadamente. Nesta quinta-feira, 20, 100% da folha de pagamento do mês de dezembro está na conta de cada servidor.
O 13º salário, referente aos anos de 2017 e 2018 também foram antecipados para o mês de julho, quando a cidade comemora sua festa de emancipação politica. A antecipação para julho foi referente a metade do benefício, enquanto a outra parte foi creditada agora em dezembro.