Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 14, a nova sede da 5ª Companhia da Policia Militar da cidade de Santaluz vinculada ao 16º Batalhão da PM/Serrinha.
O ato de inauguração contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar da Bahia – Coronel Anselmo Brandão que chegou de helicóptero no estádio municipal às 09h40 onde foi recepcionado pelo comandante do 16ºBPM Gilson Paixão e demais autoridades policiais e também política a exemplo da prefeita Quitéria Carneiro, deputados Alex da Piatã e Otto Filho além de vereadores e secretários municipais.
A comitiva deixou o estádio em um grande comboio com destino a nova sede da companhia que fica na Rua Ítalo Almeida de Jesus, próximo ao Fórum onde foi recebido com honras militares por dezenas de policiais e oficiais do 16ºBPM.
Coronel Gilson Paixão abriu oficialmente a solenidade e ao fazer a leitura do boletim destacou a importância de Santaluz e lembrou do episódio de 04 de dezembro de 2009 quando uma quadrilha estourou o Banco do Brasil, invadiu a sede do então Pelotão, manteve policias de reféns, queimou veículos e levou pânico a população com diversos disparos de arma de grosso calibre que atingiram faixada de casas e prédios comerciais, razão maior para que fosse transformado o Pelotão que antes vinculado a Coité a Companhia.
Paixão elogiou a nova estrutura e afirmou que irá contribuir bastante no desenvolvimento do trabalho da nova sede que tem o comando do capitão Charles. Em seguida foram distribuídas algumas placas em homenagens as pessoas civis e autoridades que contribuíram para a concretização da obra, a exemplo de Otto Filho deputado eleito para câmara federal que representará Santaluz em Brasília, deputado estadual reeleito Alex da Piatã que já tem Santaluz como uma das suas prioridades nas ações da Assembleia Legislativa e Junior do Max, ex-prefeito.
Otto Filho que falou também em nome do senador Otto Alencar destacou a PM que revelou ter grande admiração pelos seus valores. Alex da Piatã agradeceu ao coronel Anselmo pela forma como o recebe em seu gabinete em Salvador, e sobre a nova sede destacou as novas instalações que traz maior comodidade aos policiais. E por fim, disse que antes que o problema chegue a Polícia as famílias devem rever seus valores.
Osni Cardoso ex-prefeito de Serrinha que em outubro concorreu a eleição de deputado e garantiu vaga também marcou presença no ato e parabenizou pela conquista.
A 5ª CIA/Santaluz conta com oito viaturas e duas motocicletas e é responsável pelos pelotões de Valente e São Domingos. Estima-se que atenda cerca de 70 mil habitantes dos três municípios.
A prefeita Quitéria ao fazer uso da palavra reivindicou junto ao coronel a instalação de uma companhia independente da PM, foi como reforço, pois, ainda no estádio na descida do coronel o ex-prefeito e atual secretário de Administração Junior do Max já havia tocado no assunto.
Ao se dirigir aos policiais no momento do discurso o coronel Anselmo Brandão disse que “aqui é a nossa casa, a casa da família”. Ele afirmou ainda que segurança pública não é apenas polícia na rua, é também um trabalho da família.
Dentre os compromissos firmados com a população luzense, o comandante prometeu que a Companhia ganhará reforço com novos soldados que estão em formação no 16º Batalhão.
Brandão não deixou de falar também da fragilidade das leis, quando os policiais cumprem o oficio de prender os ‘meliantes’ e logo estão soltos. Ele disse também que necessário cuidar das crianças e dos adolescentes.
Colégio Militar
Anselmo Brandão se mostrou disposto a implantar um Colégio Militar em Santaluz e autorizou a prefeita Quitéria se mobilizar neste sentido. Seria já no próximo ano com os moldes do Colégio Militar de Salvador.
Ao deixar a solenidade a comitiva visitou o Colégio Cenos como uma possível opção de instalação do novo colégio que seria o primeiro do território do sisal. Vale ressaltar que apesar de ser um colégio da PM que é estadual, passa a ser conveniado e gerido pelo município.
Redação CN