O prefeito de Caém, Arnaldo Oliveira (Arnaldinho), esteve reunido na manhã desta terça-feira (30), com os agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE), para discutir, entre outros assuntos, o abono salarial para a categoria e uma ajuda de custos para casos específicos.O município de Caém, através da Secretaria de Saúde irá repassar um incentivo financeiro para os ACS e ACE, para isso, irá encaminhar um Projeto de Lei para o Legislativo Municipal com pedido de apreciação em regime de urgência, para que a Prefeitura assegure o repasse do incentivo que deverá ser pago de forma individualizada e por produtividade por meio de rateio.
O prefeito destacou a importância do trabalho dos agentes que abrem as portas do Sistema Único de Saúde (SUS) à população. “O incentivo financeiro simboliza o reconhecimento do nosso governo pela importância desses profissionais, que atuam na atenção primária de saúde e atendem todo o município, cumprindo papel fundamental para garantir o acesso aos serviços de saúde em Caém.
O prefeito justificou a ausência do secretário Municipal de Saúde, Antônio Carlos Nunes que se encontra enfermo.
Ficou acertado ainda durante a reunião que em outro momento uma comissão formada por representantes escolhidos pelos agentes deverá reajustar alguns pontos do que foi discutido com o Executivo.
O encontro que aconteceu na sala de reunião da Unidade Básica de Saúde (UBS), Nelcy Novaes, contou com a participação do vice-prefeito Silmar Matos, do presidente da Câmara Gildo Santos (Lolinha), os vereadores Pablo Piauí e Roni de Piabas (também ACS), do secretário de Administração e Planejamento, do advogados Leandro Almeida.
Fonte: Jacobina 24 Horas