Atrair um cliente a ponto dele se interessar por um produto ou serviço e fechar a compra é o desejo de toda empresa, seja ela grande ou pequena, mas para alcançar isso é preciso cada vez mais investir em ferramentas do marketing, especialmente o Marketing Digital.
Nos últimos anos, e com ainda mais força na pandemia, o Marketing Digital se tornou um investimento indispensável, uma vez que vender na Internet é uma questão de sobrevivência em muitos setores e ser relevante para os clientes é primordial, principalmente para pequenas empresas.
Duas ferramentas do Marketing Digital podem fazer sua empresa ganhar a atenção do público no universo virtual e garantir que seus produtos se destaquem em meio a concorrência: o Marketing de Conteúdo aliado ao SEO.
Se você ainda não adotou o Marketing Digital, não conhece o Marketing de Conteúdo e ainda não utilizada a estratégia SEO, nesse artigo você vai entender um pouco mais sobre esses conceitos e de que forma eles poderão ampliar as vendas nas pequenas empresas e revolucionar sua relação com o cliente.
O que é Marketing Digital?
O Marketing precisou se reinventar com a chegada da Internet. Era preciso ir além das ferramentas comuns que não garantiam uma comunicação efetiva dos sites com os clientes. Diante dessa necessidade surgiu o Marketing Digital.
De modo geral, o Marketing Digital é o marketing realizado em ambiente on-line por meio de recursos como redes sociais, e-mail marketing e sites. Seu grande foco é facilitar a comunicação entre a empresa e o consumidor, de modo que ela se dê de maneira correta e personalizada.
O resultado desse trabalho é o fortalecimento da marca e, consequentemente, a fidelização do cliente e o aumento nas vendas
O que é Marketing de Conteúdo?
Focado na criação de conteúdos relevantes, sejam eles textos, vídeos, ebooks e postagem em redes sociais, esse tipo de marketing é necessário para que os produtos e serviços de uma empresa se destaquem entre tantos outros existentes no mercado, mas isso não acontece de maneira direta.
Os conteúdos em questão não fazem a promoção direta da marca, mas atraem o público-alvo do negócio ao trazer soluções e alternativas para um problema ou desejo daquelas pessoas.
Para exemplificar o que estamos apresentado aqui, vamos levar em consideração uma empresa que oferece um produto para emagrecimento.
Para atrair sua persona, por meio do Marketing de Conteúdo, ela cria um material, pode ser um artigo ou um e-book, destacando como a obesidade tem aumentando, especialmente em tempos de pandemia, e como isso tem afetado a saúde e a autoestima das pessoas.
O cliente que vive esse problema naquele momento automaticamente se identifica com o conteúdo e parte para o estágio seguinte, que é encontrar uma solução para aquele problema que o incomoda.
A partir daí, quando o marketing e o atendimento são bem trabalhados, o resultado é a compra do produto.
É preciso focar no desejo do público e criar um conteúdo realmente útil para ele. A grande sacada desse conteúdo não é vender em um primeiro momento, mas trazer algum benefício para quem o lê, como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou mesmo ensinar algo. A venda acaba sendo uma consequência desse processo.
Resultados obtidos a partir do Marketing de Conteúdo
São muitas as vantagens para as pequenas empresas que entendem o Marketing de Conteúdo e adotam essa ferramenta para alavancar seus negócios. Veja algumas delas:
Aumento do tráfego do site: Sabemos que muitas pessoas utilizam o Google para se informar. A produção de conteúdo relevante garantirá para ao seu negócio a oportunidade de aparecer nas primeiras páginas do Google durante uma pesquisa. Com isso, as possibilidades dos clientes acessarem seu site e comprarem seus produtos e serviços aumentarão consideravelmente.
Maior lembrança da marca: Com um Marketing de Conteúdo bem executado, sua marca será mais reconhecida, gerando uma relação de confiança com o público que, por sua vez, terá acesso a mais informações sobre seus produtos e serviços.
Maior engajamento da marca: A partir do momento que seu site ganha mais acessos, o engajamento permite que se construa um relacionamento próximo e constante com uma audiência mais seletiva. Ele é alcançado a partir de uma maior interação das pessoas com sua marca.
Gerar vendas: O objetivo final do Marketing de Conteúdo pode não ser a geração imediata de vendas, mas essa ferramenta é capaz de guiar seus clientes por todo o processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão, que é a aquisição do produto ou serviço.
O que é SEO?
O SEO, sigla que representa a expressão Search Engine Optimization, é uma estratégia dentro do Marketing de Conteúdo usada para otimizar um site e torná-lo mais fácil de ser encontrado pelos buscadores, como o Google.
Vale destacar que, quanto mais próximo ao topo de uma lista de busca o site de uma empresa estiver, mais chances ela terá de entrar em contato um potencial cliente e gerar oportunidades de negócios.
Palavra-chave
A ferramenta principal do SEO é o uso de palavras-chave. Elas serão buscadas por um possível cliente em uma pesquisa na Internet e por isso devem ser estrategicamente pensadas e trabalhadas.
É preciso definir quais palavras esse cliente se interessaria e utilizaria nos sites de buscas. A partir dessa definição, a palavra ou expressão deve ser inserida em todo o site, mas com alguns critérios que você verá a seguir.
É importante ressaltar que buscadores como o Google utilizam algoritmos para classificar todos os conteúdos indexados.
São os algoritmos, inclusive, que definem se um texto é mais importante que outro e por isso deve aparecer primeiro na página no momento em que é feita a busca.
SEO On Page
No SEO On page, as otimizações para rankeamento devem ser executadas em elemento como:
• Conteúdo;
• Título e meta descrição;
• Heading tags;
• Imagens;
• URLs.
Isso porque o Google avalia esses fatores para fazer a indexação correta. Essa otimização também ajuda o buscador a entender que aquele conteúdo tem organização e informação relevante.
SEO Off Page
O SEO Off Page se caracteriza pelos elementos de fora da página e que indicam se de fato aquele é um conteúdo de referência:
Veja alguns desses elementos:
• Quantidade de backlinks;
• Diversidade de backlinks;
• Contexto dos backlinks;
• Menções à marca;
• Buscas diretas.
A presença desses fatores demonstra o nível de autoridade do site da Internet.
Agora que você já sabe a importância do Marketing Digital e como o Marketing de Conteúdo e a estratégia SEO pode ser importantes para o crescimento das pequenas empresas, é hora de adotar essas ferramentas e se destacar no mercado cada vez mais competitivo.
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Ricardo Stuckert