O Ministério Público Federal (MPF) deu 48 horas para o Facebook entregar uma lista indicando as 196 páginas e 87 perfis excluídas nesta quarta-feira (25), sob acusação de violar as “políticas de autenticidade” da plataforma e atuar de forma coordenada para promover a “desinformação”.
Segundo a Veja, o procurador da República Ailton Benedito entendeu que as informações são “imprescindíveis à atuação” do MPF em um inquérito, também aberto por ele, que apura se o Facebook censurou publicações contra a exposição Queermuseu, em 2017.
Por enquanto, a rede social não é obrigada a atender o pedido do MPF. Caso a empresa americana se negue a fornecer as informações, o órgão pode recorrer à Justiça para que esta demande as informações.
Entre as páginas excluídas pelo Facebook nesta manhã estão as contas dos sites Jornalivre e O Diário Nacional e a página do movimento Brasil 200, movimento presidido pelo empresário Flávio Rocha, que até a semana passada era pré-candidato à Presidência da República pelo PRB.
Informações do Veja