Quatro dos doze meninos presos em um caverna inundada na Tailândia foram resgatados neste domingo depois que mergulhadores iniciaram uma perigosa e ousada missão para salvar as crianças e seu treinador de futebol, que estão debaixo da terra há mais de duas semanas, disseram autoridades.
Treze mergulhadores estrangeiros e cinco membros da unidade de elite da Marinha da Tailândia guiaram os meninos para a segurança através de passagens estreitas e inundadas que já haviam tirado a vida de um ex-mergulhador da Marinha tailandesa na sexta-feira.
Conforme a noite caía, a operação para resgatar os oito garotos restantes, alguns de 11 anos de idade, e seu treinador foi cancelada até a segunda-feira de manhã.
"Hoje conseguimos resgatar e levar quatro crianças para o Hospital Chiang Rai Prachanukrua com segurança", disse em entrevista à imprensa Narongsak Osottanakorn, chefe da missão de resgate. "É um grande sucesso de todas as equipes. Temos milhares de pessoas nos ajudando com a operação."
As equipes de resgate precisam agora de ao menos 10 horas para se prepararem para a próxima operação, envolvendo cerca de 90 mergulhadores, 50 deles de outros países, completou.
Um helicóptero levou os quatro garotos para a cidade próxima de Chiang Rai, onde foram levados de ambulância ao hospital.
"Hoje é o dia D", havia dito Narongsak mais cedo aos repórteres.
Fortes chuvas de monções inundaram a região da Caverna Tham Luang Cave na província de Chiang Rai no domingo e mais tempestades são esperadas nas próximas semanas, aumentando os riscos do que tem sido chamado de "batalha contra a água e o tempo".
Os garotos, com idades entre 11 e 16 anos, desapareceram junto com seu treinador de 25 anos depois de um treino de futebol em 23 de junho, quando saíram para uma explorar o complexo de cavernas perto da fronteira com Mianmar e comemorar o aniversário de um dos meninos.
Fonte: G1