A Justiça Eleitoral da 132ª com sede em Conceição do Coité realizou na tarde de ontem, 19, a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos e reeleitos nas eleições de 6 de outubro. O ato iniciou por volta das 16h na Câmara Municipal José André de Almeida.
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, pelo presidente da junta eleitoral, no caso de Ichu, Dr. Gerivaldo Alves Neiva.
O mestre de cerimônia abriu os trabalhos convidando para compor a mesa, o juiz, o prefeito reeleito José Gonzaga (PSD), o atual presidente da Câmara, reeleito para o quinto mandato Eugênio Carneiro (PSD), capitão PM Charles Vieira comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar, responsável pelo policiamento em Coité, Ichu, Retirolândia e Candeal, a chefe do cartório Adriana Lima Velame Branco e Francisco Carlos Cedraz, também membro do cartório.
Após fazer a abertura oficial o juiz franqueou a palavra para Adriana Velame Branco que fez uma explanação de como ocorreu todo processo eleitoral, considerado bastante tranquilo, agradeceu ao pessoal do eleitoral e solicitou ao prefeito Gonzaga um espaço mais adequado para funcionar a extensão da 132ª Zona Eleitoral.
Na sequência, ocorreu o chamado para diplomação, assim como aconteceu nos mais de 15 municípios onde o Calila Notícias esteve presente, realizando a cobertura entre os dias 5 e 19 de dezembro. O primeiro a receber é o vereador com maior votação e segue em ordem decrescente. Logo em seguida, o vice-prefeito e, finaliza com o prefeito. No caso de Ichu, após os eleitos, foram diplomados também os primeiros suplentes.
O primeiro mais votado foi também o primeiro diplomado Manoel Robson (SD) – 424 votos; Lennon Borges (PSD) – 404; Geovana (PSD) – 401; Tiaguinho (AVANTE) – 348; Eugenio Carneiro (PSD) – 329 ; Carleone (AVANTE) – 304; Celidalva (PCdoB) – 273;Vinicius Araujo (AVANTE) – 257 e Arraia (SD) – 253 votos.
Primeiros suplentes
Rosy Sampaio (PSD) – 244 votos; Josemilton – Bobó (AVANTE) – 227; (1º); Aroldo Santiago (SD) – 216 ; Jau da Barra (Federação Brasil de Esperança – PT, PCdoB e PV) – 188 votos.
Vice e prefeito
Serginho Maia eleito vice-prefeito de Gonzaga, foi chamado para receber o diploma, mas fez questão de levar a esposa e os filhos para este momento tão marcante na vida da família.
Por fim, José Gonzaga, que tinha recebido seu diploma de cargo político pela primeira vez em 2020, coleciona o segundo.
Palavra do vereador mais votado
O cerimonial franqueou a palavra para Robson que falou em nome dos demais. ” “Não fizemos curso para vereadores, não somos formados para vereadores, aprendemos exercendo a função, eu peço aos próximos novos chegando, como fui eu há 4 anos, que aprendam, mas aprendam com determinação e com segurança porque vamos está na casa administrando também o município com o prefeito”.
Palavra do prefeito reeleito
Gonzaga como de praxe, abriu o discurso com agradecimentos, prometeu à Adriana do cartório um espaço mais adequado para funcionar a extensão do cartório da 132ª Zona Eleitoral e fez um breve balanço de sua gestão até aqui. Ele destacou ainda o reconhecimento do trabalho em relação à transparência pública.
“Não sei se todos sabem, mas nós ichuense fomos o décimo em transparência pública na Bahia, isso nos deixa muito orgulhoso e quero dizer para o nosso povo que eu vou trabalhar para que a gente continue pontuando cada vez melhor, dizer aos nossos eleitores, ao povo de Ichu, a população em geral, como Robson falou há pouco, a gente aprende, assim como você aprendeu Robson eu também tenho aprendido, então vou trabalhar para que eu faça nos quatro anos com mais transparência, com mais olhar para aqueles que mais precisam”, afirmou.
O gestor disse também que tem como uma das grandes metas para este segundo mandato a melhoria na Educação. “A gente tem dado o melhor, eu vou cuidar ainda melhor da educação, as crianças precisam estudar mais, a minha cobrança vai ser maior, também a Assistência Social é de forma geral. Nós vencemos a eleição e no outro dia nós estávamos trabalhando, enquanto existiu uma perspectiva que tudo poderia parar, nada parou, isso é amor ao próximo e respeito ao ser humano, isso é o mínimo que a gente pode dar ao nosso Deus pai todo-poderoso, o mínimo de retribuição por tudo aquilo que ele nos proporciona”, concluiu o prefeito.
Dr Gerivaldo agradeceu e enalteceu o trabalho das servidoras do cartório em Ichu, comentou sobre a seca que assola fortemente toda região e aproveitou para pedir ao prefeito Gonzaga que olhem com carinho e dedicação para as pessoas que estão sofrendo por falta d’água, sobretudo o homem do campo e as pessoas carentes.
O Calila Notícias fez a cobertura da diplomação dos eleitos em 8 zonas eleitorais e o total de 18 municípios, já que apenas Santaluz não tem município congregado. As demais, os eleitos de municípios que não têm sede de ZE tiveram que se deslocar para serem diplomados. A 132ª ZE Coité foi a única que atuou de forma itinerante, ou seja, levou toda estrutura a Ichu para entregar os Diplomas.
O CN perguntou sobre esta decisão tomada e ele respondeu que para o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) Coité e Ichu é da mesma zona eleitoral 132ª e as duas cidades devem ter o mesmo tratamento. A equipe é a mesma, o processo de preparação das urnas é o mesmo e executado pelos mesmos servidores, o juiz é o mesmo.
Quanto ao deslocamento até Ichu para realizar o ato de diplomação na referida cidade ele disse que durante a campanha também foi lá algumas vezes e a entrega dos diplomas é um momento muito especial e não podia deixar de realizar este que é considerado o último ato da Justiça após todo processo eleitoral. “Eu respeito a posição de outros colegas, mas eu sempre fiz questão de vir a Ichu durante a campanha para conversar com os representantes das coligações e retornamos para realizar a diplomação”, afirmou o magistrado.
O juiz realizou a diplomação dos eleitos em Coité no mesmo dia, pela manhã.
Veja a galeria de fotos de todos os diplomados em instantes.