O Banco Central comunicou nesta quinta-feira (5) que, por erro, publicou dados de 1.500 participantes de uma pesquisa sobre a relação dos brasileiros com dinheiro. O estudo, realizado entre 28 de maio e 1º de julho de 2024, teve seus resultados divulgados nesta semana. Os envolvidos serão informados por carta sobre o ocorrido.
De acordo com a instituição, em 29 de novembro de 2024, ao apresentar os resultados da pesquisa, dados pessoais dos respondentes foram incluídos acidentalmente devido a uma falha operacional. O problema foi identificado pelo próprio BC no mesmo dia, e a publicação foi removida e substituída por uma versão corrigida, sem informações pessoais.
Os dados expostos incluem:
- Nome
- Endereço
- Telefone
- Gênero
- Etnia
- Idade
- Escolaridade
- Estado civil
- Renda
- Emprego
- Acesso à internet
- Conhecimento de finanças digitais
- Conta bancária transacional
- Forma de recebimento da renda
- Preferências e hábitos de pagamento
- Verificação de extratos e faturas
- Identificação de transações
- Escolha de meios e parcelamentos de pagamento
- Avaliação e uso do PIX
O BC enfatizou que senhas, movimentações financeiras, saldos ou outras informações sigilosas não foram expostas. As informações vazadas não possibilitam movimentação de recursos nem acesso às contas dos participantes.
A instituição também orientou os participantes a ficarem atentos a possíveis tentativas de golpe, especialmente se receberem ligações abordando seus hábitos financeiros ou dados fornecidos na pesquisa.
O Banco Central não mencionou na nota se haverá medidas contra os responsáveis pelo erro.
Fonte: G1
O post Vazamento de dados: Banco Central expõe informações de 1.500 brasileiros em pesquisa sobre dinheiro. apareceu primeiro em Jacobina Oficial.