O município de Jacobina não poderá mais contar com a atuação do CRAM até o final do ano de 2024, isso porque a atual gestão comunicou que o órgão entrará em recesso no início de dezembro e seguirá fechado até o dia primeiro de janeiro de 2025. O comunicado foi feito pela assessoria de comunicação através do grupo de imprensa de whatsapp.
Inaugurado em abril de 2017, o CRAM de Jacobina foi fruto de uma parceria do Governo Federal e do Município de Jacobina sob a gestão do então prefeito Luciano Pinheiro, e desde então nunca sofreu descontinuidade, mesmo que sendo sobre alegação de recesso.
O CRAM oferece aconselhamento e atendimento psicológico, social, de orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência doméstica e familiar.
Desde que passou a funcionar, a unidade de Jacobina ja realizou atendimento a centenas de mulheres em situações de risco.
Não foi informado pela assessoria o motivo do recesso, que vai inclusive até depois do fim da atual gestão, mas uma fonte comentou "in off" a nossa redação que o município estaria com dificuldades financeiras para cumprir com sua parte na parceria, por isso a decisão de suspender suas atividades