Situação aconteceu na tarde da última quinta-feira (26), por volta das 16h Divulgação | Força Aérea Brasileira |
Uma aeronave sem matrícula, modelo Cessna 210, precisou de intervenção após invadir clandestinamente o espaço aéreo brasileiro, próximo à fronteira com o Peru. O trabalho foi realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), nas proximidades de Humaitá, no Amazonas.
A situação aconteceu na tarde da última quinta-feira (26), por volta das 16h. Aviões de Caças A-29 Super Tucano foram acionados, pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), ao ser identificada a movimentação criminosa pelo radar do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (SISDABRA).
Durante a execução das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), a Defesa Aérea ordenou a realização das Medidas de Interrogação, Mudança de Rota e Tiro de Aviso (TAV), mas a aeronave ignorou as solicitações.
Pouco antes de serem avisados que seriam abatidos, os criminosos adotaram manobras desesperadas e realizaram um pouso forçado em Humaitá. No solo, em razão de apagar rastros, incendiaram o avião e fugiram às pressas.
As ações integram a Operação Ostium, parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de sufocar atividades criminosas na fronteira, em cooperação com a FAB e Órgãos de Segurança Pública (OSP).
Fonte: BNews