Depois do anúncio em suas redes sociais na noite desta segunda-feira (01) que estaria no comando do Partido Progressista em Jacobina, após uma articulação de Paulo da Compusist, presidente do PSDB e da Federação PSDB- Cidadania, Rui Macedo está fora da agremiação.
O ex-prefeito de Jacobina emitiu uma nota apresentando as razões para a passagem meteórica no PP. O seu ingresso foi comemorado pelo presidente estadual da sigla, o deputado federal Mário Negromonte Júnior. Antes da chegada de Rui, a agremiação em Jacobina já estava com tratativas em apoio a pré-candidatura a prefeito de Leopoldo Passos.
Confira a íntegra da nota escrita por Rui Macedo:
“A política continua sendo o melhor caminho para se transformar a vida das pessoas e, portanto, nunca irei abrir mão de ser parte deste processo. Venci duas eleições para Deputado Estadual e para Prefeito de Jacobina e em todas elas deixei-me conduzir por ideias, convicções e projetos que sempre tiveram as pessoas como protagonistas. Nunca fiz política por conveniência, apego ao poder ou predisposição para negociatas.
Na última segunda-feira aceitei o convite do Partido Progressista para liderar um projeto em Jacobina, cidade que tenho enorme carinho a forte atuação política. O aceite foi público e todo o processo foi conduzido pelo deputado federal e presidente estadual da sigla, Mário Negromonte. Não imaginava ser surpreendido no dia seguinte com uma tentativa de me moldar, sugestionando o apoio a uma candidatura que não tem o menor compromisso com o futuro de Jacobina. Quem me conhece sabe: Sou guiado por propósito, objetivos comuns, iniciativas que são construídos em grupo, com verdade e transparência.
Tal atitude não me surpreende, pois eu bem sei o que é sofrer perseguição política em Jacobina, afinal, participo do debate na cidade há mais de trinta anos. Desde o primeiro dia, nunca me curvei. Nunca me vendi, muito menos fiz acordos para satisfazer ao ego de quem quer pensa ser dono do poder e não tem carinho pela democracia. Tal atitude, como disse, não me surpreende. Sei o quanto a minha coragem amedronta quem não está confiante em si mesmo, quem quer voltar ao poder em 2025 fazendo uma política do século passado.
Não estarei com o PP. Porque a minha história partidária sempre foi pautada por estar em lugares onde tenho autonomia, liberdade e um ambiente realmente democrático. Mas estarei no campo político, contribuindo para o bom debate eleitoral nas Eleições de 2024 em Jacobina. Não por projeto pessoal, mas sei – por conhecimento de causa, o tamanho do retrocesso que seria para Jacobina se regredirmos para a política da truculência, do medo e da perseguição. Informo a todos que Rui Macedo seguirá firme, por novos caminhos, que em breve informarei. A certeza é que será sempre com o foco em Jacobina.”