Na manhã desta terça-feira (16), durante fiscalização ostensiva no Km 755 da BR- 116, trecho do município de Poções (BA), policiais rodoviários federais abordaram um veículo FIAT/Siena, com placas de Miguel Calmon (BA).
A equipe constatou diversos indícios de adulteração em elementos identificadores do veículo, o que configura o crime do artigo 311 (adulteração de sinal identificador de veículo automotor), do Código Penal.
Chamou a atenção dos policiais que Siena ostentava placas de uma motocicleta de cor preta, configurando a fraude.
Questionado, a responsável disse que comprou o automóvel há cerca de 2 anos e pagou o valor de R$ 15mil.
Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local, para investigar o caso.
Atenção redobrada deve ter também o cidadão ao realizar a compra de um veículo usado. Algumas vezes, o comprador sequer tem conhecimento da procedência ilícita do veículo e o adquire de boa fé. A PRF orienta que, na pesquisa ou ato da compra, o novo proprietário sempre desconfie de anúncios tentadores, leve-o a um mecânico de confiança e confronte as informações do documento com os elementos identificadores no veículo.
Um outro alerta quanto a veículos clonados é para os proprietários que estiverem recebendo multas em locais onde não trafegaram. Nesses casos, é importante que procurem o órgão de trânsito para relatarem a possibilidade do veículo ter sido clonado