Estudantes da rede estadual participam da Etapa Polo dos Jogos Escolares, em Morro do Chapéu

Mais de 400 estudantes de oito unidades escolares dos municípios de Utinga, Bonito, Andaraí, Wagner, Morro do Chapéu e Nova Redenção, pertencentes ao Núcleo do Território Chapada Diamantina (NTE 3), participaram, nesta sexta-feira (24), em Morro do Chapéu, da Etapa Polo Morro do Chapéu dos Jogos Escolares da Bahia (JEB). Essa fase é classificatória para a Etapa Territorial, que acontecerá no início do mês de dezembro, em Seabra.

As competições das modalidades Vôlei de Quadra, Basquete 3×3, Baleado, Xadrez, Dama e Dominó foram realizadas no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) da Chapada Diamantina II. Já as partidas de Futsal Masculino aconteceram na Escola Municipal Adalberto Pereira; de Futsal Feminino, na quadra coberta da Caixa D’água; e de Vôlei de Areia e Fut7 (Society), no Centro de Treinamento dos Boleiros. Além disso, foram realizadas oficinas de boxe, dança e jiu-jitsu.

O estudante Wendel Pires, 17, que faz o curso técnico em Administração, no Cetep Chapada Diamantina II, competiu na modalidade Fut7 (Society), na categoria Sub17. “É muito importante competir nos JEB, pois o esporte representa tudo para mim, já que desde criança que eu jogo e pretendo seguir na carreira esportiva”, disse, entusiasmado.

A professora de Educação Física, Lidiane Gonçalves, do Cetep Chapada Diamantina II, ressaltou a importância da prática esportiva para os estudantes. “O esporte é transformador na vida dos estudantes atletas. Os jogos escolares vão além de uma prática esportiva, pois estimulam o trabalho em equipe, a disciplina e os desafios durante os jogos. Além disso, proporcionam a socialização através do lúdico e, também, trabalham as habilidades, a coordenação motora e o cognitivo”.

Sobre os JEB – A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), visa trabalhar a cultura corporal nas instituições que integram a rede estadual de ensino, promovendo não só a prática do esporte como também inclusão, cooperação, integração e fortalecimento da cultura da paz entre as comunidades escolares.

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