No futebol tem o torcedor quem prefere que o time jogue mal, mas saia vitorioso de campo, assim como fez o Bahia contra o Fluminense quando na última terça-feira, 31, o time fez um jogo ruim, foi dominado pelo time reserva do tricolor carioca em plena Arena Fonte Nova, mas ao final garantiu 3 pontos com gol de Everaldo.
Na noite deste sábado, 04, o Bahia foi até Porto Alegre enfrentar o Grêmio em sua Arena, fez o melhor jogo fora de casa na atual temporada, chegou a finalizar 18 vezes contra 6 dos donos da casa, não concluiu nenhum chute em gol, enquanto o Grêmio que tem um matador como Luís Suárez, aproveitou para mandar no fundo aquele na metade do segundo tempo, aquele que seria o placar final da partida.
Primeiro tempo
Um duelo truncado marcou grande parte da etapa inicial na Arena. Até mais da metade, nenhuma das equipes havia levado muito perigo ao gol adversário. Everaldo tentou para os baianos no início, em chute interceptado por Kannemann. Suárez, para os gaúchos, teve finalização fraca para defesa tranquila de Marcos Felipe. A primeira grande chance foi aos 24, do Grêmio. Suárez avançou pelo meio e deixou com Reinaldo na esquerda. Ele dominou e bateu firme para boa defesa do goleiro. Sem conseguir criar, o Bahia respondeu a partir dos 40. Primeiro, em chute sem muita força de Yago Felipe com defesa fácil de Gabriel Grando. Pouco depois, a principal chegada do Tricolor de Aço. Camilo Cándido acionou Cauly na área, e a batida raspou no travessão.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, Renato fez duas mudanças no Grêmio e desfez o esquema com três zagueiros. Mas foi o Bahia quem assustou mais. Aos quatro, o Bahia respondeu. Cauly deixou com Thaciano, que cruzou na cabeça de Everaldo, mas Grando evitou o gol com grande defesa. Dez minutos depois, novo duelo entre os dois, desta vez com chute de fora da área do camisa 9 do Bahia para nova intervenção do goleiro gremista. Na sequência de chutes de longa distância, Cauly também tentou, e Grando defendeu outra vez. Na mesma moeda, o Grêmio arriscou com Reinaldo, e Marcos Felipe pegou firme. Aos 20, foi a vez de Yago Felipe, mas mandando para fora. Embora o Bahia tivesse mais chances, foi o Grêmio quem marcou, aos 24. Besozzi fez a jogada e serviu Suárez na área. O centroavante, com um toque de canhota, estufou as redes. No total, o Bahia teve 18 finalizações no jogo, contra somente seis do Grêmio, que levou a melhor no placar.
A vitória deixa o Grêmio provisoriamente em segundo lugar na tabela, com 56 pontos, mas dependendo da partida do Palmeiras, que joga ainda neste sábado, contra o Athletico-PR. Além disso, fica atento ao Bragantino diante do Corinthians neste domingo. Apenas três pontos o separam do líder Botafogo, mas os cariocas estão com dois jogos a menos neste momento.
Do outro lado, o Bahia estaciona em 37 pontos, na 14ª posição. As chances de entrar na zona de rebaixamento nesta rodada, porém, são remotas, pois é preciso que o Vasco tire uma diferença de saldo de cinco gols (-10 a -5), além de Santos e Cruzeiro pontuarem.
Agenda
O próximo compromisso das equipes acontece na quinta-feira, pela 33ª rodada do Brasileirão. O Grêmio visita o Botafogo, líder do campeonato, em jogo no estádio São Januário. Já o Bahia recebe o Cuiabá na Arena Fonte Nova. As duas partidas ocorrem às 20h.