Ação cumpre mais uma etapa do Seminário de Parcerias, que contempla 16 instituições
A Jacobina Mineração está na reta final das entregas de materiais aos 16 projetos sociais de Jacobina contemplados na 15ª edição do Seminário de Parcerias. Este ano, a ação de responsabilidade social da companhia investe R$ 190 mil para apoiar instituições locais que atuam em prol do desenvolvimento socioeconômico da comunidade. As instituições contempladas recebem até 85% do valor total do projeto, por meio da aquisição de equipamentos agrícolas, mobiliário, eletrodomésticos, materiais de construção e outros itens necessários à viabilização das atividades.
As 16 iniciativas contempladas nesta edição foram escolhidas no início do ano, após uma avaliação criteriosa que envolveu comitê gestor, representantes de instituições e voto popular. Das propostas aprovadas, onze são da área de geração de emprego e renda, três realizam projetos de assistência social e duas têm ações dedicadas ao esporte.
Do total, 13 já estão de posse dos materiais e as demais devem receber até o mês de setembro – Associação Quilombola das Mulheres da Comunidade de Lagoa do Timbó (Aquisição de eletrodomésticos e utensílios para a cozinha comunitária), Associação de Desenvolvimento de Paraíso – ACOMPAR (Aquisição de equipamentos para a Unidade de beneficiamento do Mel) e Associado de Desenvolvimento Comunitário de Coxo de Fora e Adjacências (Aquisição de compra de materiais para fortalecer a produção artesanal).
“É uma grande satisfação acompanhar esta etapa do projeto e ver as propostas saindo do papel e se concretizando. Nos dá ainda mais estímulo para continuar contribuindo para o crescimento do nosso município”, diz Edvaldo Amaral, Gerente Geral da JMC.Em 15 anos, o Seminário de Parcerias já contemplou 205 iniciativas, que beneficiaram quase 50 mil pessoas.
Entregas realizadas por categoria:
Geração de Emprego e Renda
1) Central das Organizações de Desenvolvimento Sustentável do Território do Piemonte da Diamantina – CODEP (Aquisição de freezers para a cadeia produtiva de polpa de fruta e conservação dos produtos)
2) Associação Afro Brasileira Quilombo Erê- ATABAQUE (Aquisição de reservatórios para o funcionamento do Quiosque Quilombola e a Área de Camping Quilombo-Camp na Grota do Brito)
3) Rede Quilombola da Chapada Norte – RQCN (Aquisição de freezers, para condicionar o aipim descascado e a massa de aipim)
4) Associação comunitária do povoado do Genipapo (Aquisição de equipamentos para a fábrica de costura das mulheres da comunidade)
5) Associação dos Agricultores e Agricultoras de Ichu (Aquisição de materiais para a construção de uma fábrica de sequilhos)
6) Associação dos Produtores do Paraíso (Aquisição de materiais para construção de uma fábrica de ração)
7) Associação Comunitária Quilombola de Cafelândia (Aquisição de matéria-prima para a confecção de produtos de cama mesa e banho)
8) Associação Comunitária do Povoado do Araújo (Aquisição de materiais de construção civil para construção da sede da cozinha comunitária).
Assistência social
9) Associação Comunitária e Assistencial do Pau-Ferro e Adjacências(Aquisição de computadores, impressoras e mobiliário para centro de informática)
10) Central de Associações Comunitárias para Manutenção em Cisternas de Saneamento(Aquisição de reservatórios para o abastecimento contínuo de água para famílias em estado de vulnerabilidade social)
11) Associação dos Ciganos de Jacobina (Aquisição de equipamentos audiovisuais)
Esporte
12) Associação Esportiva Caeira Esporte Clube (Materiais de construção civil)
13) Colégio Municipal Elvira da Costa Pinto Dias Pires (Materiais esportivos para diversas modalidades)