Na última segunda-feira (22), estudantes da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, em Jacurici da Leste, comunidade rural do município de Queimadas, no território do sisal, participaram da etapa prática da 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), na qual foi realizado os lançamentos de foguetes construídos com materiais recicláveis sobre a orientação do professor de Ciências Leonilson Cardoso.
A Mostra Brasileira de Foguetes-MOBFOG, é uma olimpíada inteiramente experimental que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento. O objetivo do projeto é fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.
Na Escola Nossa Senhora Auxiliadora, o projeto foi desenvolvido peloprofessor Leonilson Cardoso . “A MOBFOG é uma olimpíada experimental realizada anualmente com o objetivo de expandir o conteúdo para além da sala de aula, tornando o conhecimento mais palpável, de forma lúdica, por meio da construção de foguetes com materiais recicláveis que devem ser lançados o mais distante possível. Os foguetes e bases de lançamentos são construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes” – comentou o professor Léo.
Ao longo do projeto foram desenvolvidas algumas habilidades como o conhecimento das forças de interações gravitacionais entre corpos celestes, compreendendo os efeitos sobre o planeta Terra. Os alunos também compreenderam o funcionamento de um foguete e as leis físicas acerca de seu lançamento.
CN | reportagem professor Sérgio de Mainar