Feita em parceria entre a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e a Marinha do Brasil, a competição vai entregar aos desportistas o Troféu 200 anos da Independência. Serão provas de 300, 600, 1400 e 5000 metros, nas categorias Mirim, Petiz e Infantil à Sênior.
Atletas de destaque nacional como Allan do Carmo, Ronaldo Zambrano, além dos convocados para o Mundial Júnior pela Seleção Brasileiral como Malu Cunha, Claudine Tekes, Marcus do Carmo e Victoria Beatriz Rosário, vão marcar presença no evento, que é um dos mais esperados do ano.
De acordo com o Presidente da FBDA, Diego Albuquerque,
é um número expressivo de atletas e uma prova muito esperada, pois o segundo semestre começa a afunilar e o campeonato baiano pode ser decidido a partir dessa competição.
A prova acontece no mesmo local onde serão feitas as finais do Campeonato Baiano e, também, do Brasileiro, que este ano está previsto para os dias três e quatro de dezembro, além de ser uma das etapas seletivas da Travessia Itaparica-Salvador, que também vai ser realizada no fim deste ano.