Nos dias de calor, o que a gente mais deseja é uma bebidinha bem gelada para refrescar. Mas antes de cair na tentação de atacar o refrigerante ou até mesmo a cerveja, dê uma conferida nestas receitas de chá gelado! Além de deliciosas, cada uma tem uma função: emagrecer, desinchar, auxiliar o intestino, facilitar a digestão… Confira:
Chá detox de casca de maçã, beterraba e gengibre
Esta delícia auxilia a função hepática, ou seja, faz o seu fígado funcionar direitinho. Feita pela chef Lidiane Barbosa.
Ingredientes:
Casca de 1 maçã orgânica;
1/3 de beterraba;
1 rodela de gengibre;
400ml de água filtrada;
Gelo;
Folhas de hortelã.
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe em fogo baixo por aproximadamente 12 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e espere por mais 5 minutos. Coe e leve à geladeira com gelo e folhas de hortelã.
Chá detox de limão, abacaxi e pimenta caiena
Segundo a chef Lidiane Barbosa, a bebidinha é alcalinizadora. A combinação de“A couve funciona como um transmissor de nutrientes, fazendo com que nosso organismo absorva melhor a cenoura e a maçã”, explica Lidiane Barbosa. A laranja também faz muito bem esse papel. Por isso, é sempre interessante colocar a fruta como base dos chás que você for preparar — sem contar que, junto com outros ingredientes, ela previne a oxidação das células.
Ingredientes:
Casca de 1 laranja orgânica (sem a parte branca);
Casca de 1 limão orgânico (sem a parte branca);
1 rama pequena de canela;
2 colheres de sopa de melado de cana;
4 cravos da índia;
600ml de água;
Gelo. Leia mais...
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe em fogo baixo por aproximadamente 12 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e espere por mais 5 minutos. Coe. Acrescente gelo e leve à geladeira.
Chá caipirinha fake para facilitar a digestão
gengibre com as frutas cítricas ajuda a limpar o sangue.
Ingredientes:
Polpa de uma maçã;
1 rodela de gengibre;
1 pitada de pimenta caiena;
100ml de chá de camomila;
Gelo;
Folhas de manjericão;
500ml de água filtrada.
Modo de preparo:
Coloque os ingredientes no liquidificador. Bata bem e em seguida coe. Leve à geladeira e sirva gelado.
Chá energizante e que melhora a imunidade
fermentação do chá adoçado das folhas da planta camellia sinensis. “O Kombucha oferece propriedades probióticas, vitaminas e enzimas que facilitam a digestão. É naturalmente frisante, ou seja, perfeito para o verão”, afirma Vanessa Jardim, nutricionista Gym Box Sports.
Vale lembrar que nos primeiros três dias, é indicado beber apenas 100ml da bebida para o organismo se acostumar com a ingestão dos probióticos. Depois, podemos aumentar o consumo. “Na receita também acrescentei o gengibre, porque ele é um termogênico natural que acelera o metabolismo.”
Ingredientes:
1/2 limão siciliano espremido;
1 colher de sopa rasa de açúcar mascavo ou adoçante a gosto;
150ml de Kombucha (de preferência sabor limão);
1 colher de café de gengibre ralado;
Hortelã a gosto.
Modo de preparo:
Misture tudo num copo, acrescente gelo e aproveite! Você vai pensar que está tomando uma caipirinha, mas sem os malefícios do álcool.
Chá mate com limão para emagrecer e queimar gordura
O chá mate não é uma novidade no cardápio brasileiro, mas muita gente esquece que ele possui inúmeros benefícios para a saúde. “É antioxidante, diurético, laxativo e um bom estimulante cerebral por conta da cafeína. Vale lembrar que também é termogênico, ou seja, ajuda no processo de emagrecimento e na redução da gordura corporal total”, explica Vanessa Jardim. Se consumido diariamente sem açúcar, o mate tem ação hipoglicemiante, ou seja, ajuda a baixar o açúcar no sangue.
Ingredientes:
1 ou 2 colheres (de chá) de folhas de chá mate;
½ limão espremido.
Modo de preparo:
Numa xícara de chá, coloque as folhas secas do mate e o meio limão. Depois adicione 150ml de água fervente. Tampe e deixe espere de 5 a 10 minutos. Deixe na geladeira e beba em um copo com gelo. Se quiser, acrescente folhas de hortelã.
Chá de hibisco, maçã canela e gengibre para acelerar o metabolismo
“A maçã é rica em ácido málico, que tem efeito detox, e auxilia no funcionamento do fígado. O hibisco é anti-inflamatório e ajuda no emagrecimento, só não pode ser usado por mulheres que queiram engravidar ou grávidas. E a canela e o gengibre ajudam a acelerar o metabolismo e queimar gorduras”, diz a nutricionista funcional e integrativa Luanna Caramalac.
Ingredientes:
1 colher de sopa rasa de hibisco;
½ maçã;
1 rodela de gengibre;
2 ramas de canela.
Modo de preparo:
Ferva tudo por cerca de 12 minutos, desligue o fogo, tampe e espere mais 5 minutos. Depois, leve à geladeira.
Chá de hibisco com hortelã para facilitar a digestão
“O hortelã ajuda na digestão, então é indicado para ser consumido depois das refeições”, explica a coach nutricional Gabi Lodewijks, criadora do projeto global Vida Saudável.
Ingredientes:
6g de flor de hibisco seca;
Hortelã a gosto;
200ml de água.
Modo de preparo:
Aqueça a água e coloque a flor de hibisco. Espere esfriar e adicione hortelã e alguns cubos de gelo. (Boa Forma)