Saiba quais são as recomendações dos nutricionistas:
Canja
Afinal, não é mito e a canja recomenda-se para quem está doente. O sal presente no caldo ajuda a hidratar e a restabelecer os níveis de sódio no organismo, os vegetais contêm vitaminas e vegetais e o frango é rico em proteína.
Leguminosas
A representante norte-americana da Academy of Nutrition and Dietetics, Jessica Crandall recomenda o consumo de leguminosas “contêm proteína e geralmente são mais fáceis de digerir do que por exemplo o frango que se encontra na canja”.
Vegetais e fruta colorida
Mais do que nunca, quando está gripado e com o sistema imunitário debilitado deve ingerir alimentos ricos em antioxidantes, “que o protegem contra doenças crônicas”, defende a nutricionista Rena Zelig e professora na universidade norte americana de Rutgers.
Gengibre
O gengibre é conhecido por aliviar problemas digestivos e de estômago associados à constipação. “É anti-flamatório e alivia outros sintomas como as náuseas” alerta Zelig. Acrescente-o ao chá, à sopa ou simplesmente às refeições.
Cereais
“Quando está doente deve ingerir alimentos que aumentem os seus níveis energéticos. Por exemplo, a vitamina B12 que se pode encontrar nos ovos, na carne, no marisco ou nos laticínios, também está presente nos cereais que come ao pequeno-almoço ou com os quais é feito o pão. O consumo destes dois alimentos pode ser uma boa alternativa para os vegetarianos”, afirma Zelig.
Chá verde
Ajuda a descongestionar as vias nasais. “Mais ainda é rico em antioxidantes e coloque mel para aliviar as dores de garganta”, conclui a nutricionista. (Notícias ao Minuto)