Baianos saem em procissão para homenagear Nossa Senhora da Conceição
Milhares de fiéis lotaram as ruas da capital baiana na manhã desta quinta-feira (8) para homenagear Nossa Senhora da Conceição, padroeira do estado. O público se reuniu antes mesmo das 8h – horário marcado para começar a missa solene – para agradecer as graças alcançadas e fazer pedidos.
Antes de sair em procissão, a imagem da santa ficou no altar dentro da Basílica, que fica no bairro do Comércio, o que fez lotar a igreja. Uma das pessoas que fez questão de ir ao encontro foi o artista plástico Jean Marcos. “Desde 2001, quando eu servia à Marinha, eu sempre dava uma escapada e vinha à missa. Virei devoto e esse ano fiz um quadro, um mosaico, para doar à Igreja”, contou.
Outra pessoa que marcou presença foi o ator Gabriel Tavares, de 30 anos. Ele teve pneumonia quando era criança e ficou em estado grave. “Quase morri e minha mãe fez uma promessa que se eu me curasse, ela me traria todo ano aqui. Eu cresci e passei a vir sozinho e venho todos os anos desde 2006. Morei um tempo no Rio, mas lá ou cá eu sempre dei um jeito de estar aqui no dia 8 de dezembro”, revelou.
Gabriel chegou à basílica 3h, descalço e segurando uma imagem de 45 anos da santa, que pertencia a mãe dele.”Abri a igreja”, brincou. Ele também carregou o andor durante a procissão.
A missa solene foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que criticou a presença de ambulantes vendendo bebidas alcoólicas no ambiente da festa religiosa. “É uma festa que não interessa apenas à Salvador. Ela interessa também é padroeira da Bahia e deve ser preservada. Particularmente, não gosto dessas barracas de bebidas. Tem tantos outros dias para isso. Peço às autoridades para valorizar e respeitar a área do povo que não vem aqui para beber e sim ao contrário”, reclamou. (Correio da Bahia)
Em Jacobina
Também na manhã de hoje, em Jacobina, o Padre João Zacarias celebrou uma Missa aos devotos de Nossa Senhora da Conceição. O dia será de muita celebrações e festa, e iniciou com café da manhã e almoço ao lado da igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Às 6h também haverá missa e no final da tarde ocorre procissão pelas ruas de Jacobina. (Augusto Urgente)