Quem tem tendência a ter cabelos oleosos precisa tomar o maior cuidado com a escolha de produtos, o enxágue na hora do banho, a aplicação de finalizadores para não aumentar ainda mais a oleosidade do couro cabeludo e, consequentemente, dos fios ao longo do dia. A seguir, veja quatro hábitos que podem ajudar a combater a oleosidade excessiva dos fios.
Evite os cabelos oleosos com:
1. Shampoo a seco
O shampoo de limpeza a seco é ótimo aliado no seu caso. Essas fórmulas disfarçam instantaneamente as raízes sujas e adicionam volume extra onde é necessário. Existem alguns poucos produtos proibidos para couro cabeludo oleoso: evite qualquer xampu ou condicionador contendo sulfato de sódio, porque ao longo do tempo pode danificar e secar muito o cabelo. Também não use ingredientes como os óleos naturais adicionados, pois só pioram seu problema.
2. O corte ideal
Se você tem propensão à oleosidade dos fios, não use os cabelos muito compridos ou você vai piorar o problema. Também evite cortá-los muito curtos a ponto de deixar a raiz gordurosa dos fios aparente e ser mais difícil de disfarçar. Opte pelos cortes em camadas, para que o ar circule entre o cabelo mais facilmente. Quando você escolhe um comprimento de cabelo mais pesado e uniforme, ele tende a dar uma aparência pesada e com menos vida.
3. Rotina cuidadosa
Para começar, reduza a temperatura do chuveiro: a água quente ativa em excesso as glândulas sebáceas, o que faz com que produzam mais oleosidade. Além disso, use o secador com ar frio, ou até mesmo deixe o seu cabelo secar ao ar livre, porque também é ruim para você o excesso de calor nas raízes.
4. Disfarce diário
Se você quer combater a quantidade natural de oleosidade no segundo dia após ter lavado os fios, em vez de usá-los soltos, opte por um rabo de cavalo alto, que vai proporcionar um ar mais moderno. Outra opção é fazer uma trança bem apertadas que, além de combater a oleosidade, traduz um efeito molhado.