Ácido ascórbico, ou para os amigos Vitamina C. Fortalece os ossos, os dentes, os tendões e as paredes dos vasos sanguíneos. Reforça o sistema imunitário e te um alto poder antioxidante, conseguindo combater radicais livres.
A vitamina C é num nutriente hidrossolúvel, ou seja, atua na água do corpo, e está fortemente associado à laranja, embora este não seja o único alimento detentor desta vitamina. Como mostra o site da revista Prevention, existem outros alimentos com maiores níveis de vitamina C do que os citrinos.
A laranja, por exemplo, oferece 70 mg de vitamina C por cada unidade, enquanto os morangos fornecem 85 mg por cada chávena.
O ananás entra também para esta lista com um fornecimento de 79 mg de vitamina C por cada chávena, a mesma quantidade de couve-rábano oferece 74 mg deste micronutriente. Mais potente ainda é a manga, com 122 mg por cada peça, e o kiwi com 128 mg por cada duas unidades. Já as couve-de-Bruxelas fornecem 75 mg por chávena e os brócolos 81 mg pela mesma quantidade.
A papaia dá 95 mg desta vitamina por cada peça pequena. O verdadeiro campeão de vitamina C é o pimento: o verde tem 95 mg e o amarelo 341 mg. Clique aqui e saiba mais sobre vitaminas.