O ciúme é um sentimento que pode parecer incontrolável, mas, como todos os outros, deve também ter a sua medida. Ele pode ser normal em algumas relações, variando de intensidade e acrescentando aquele "tempero" a mais, que nos faz sentir amados e importantes. Entretanto, algumas pessoas exageram e tornam o relacionamento um verdadeiro inferno de controle e cobranças. Veja algumas dicas que reunimos para ajudar você a controlar o ciúmes e não se tornar neurótico:
Foque sempre em você - A insegurança é o maior veneno para a autoestima. Se você acha que as outras pessoas podem ameaçar seu relacionamento, é porque não sente confiança nele e nem no seu parceiro. Valorize-se! Tenha certeza do seu valor.
Conquiste todos os dias a mesma pessoa - Não deixe o seu relacionamento cair na rotina. Se você está com alguém, é porque ama e quer fazê-lo feliz. Então, trate de se dedicar a essa pessoa e mostrá-la sempre o quanto ela e a relação são importantes pra você. Quem se sente amado e querido, não pensa em procurar mais nada.
Mantenha os pés no chão - Pensamentos são algo que não controlamos, e muitas vezes eles parecem carros sem controle, correndo independente de nossa vontade. Não deixe-os tomar conta de você, na maioria das vezes o que você tanto imagina só está acontecendo na sua cabeça.
Não aja por impulso - Não brigue antes e pense depois. Espere, observe e analise bem as coisas antes de iniciar uma briga e dizer coisas que não quer dizer, pois palavras não podem ser apagadas e demoram de ser esquecidas.
Abuse do diálogo - Converse sempre. Ser sincero e dizer o que te incomoda e o que você realmente pensa, é a chave para manter a saúde em um relacionamento.