Você passa a mão nos cabelos toda hora - Este é um hábito bem comum, mas que pode ser prejudicial aos fios, pois pode carregar a oleosidade e a sujeira das mãos para o cabelo. Além disso, esta atitude estimula a produção de sebo no couro cabeludo. Se as madeixas estão caindo no rosto frequentemente, use um grampo para prendê-lo, por exemplo.
Você dorme com os fios molhados - Dormir com o cabelo molhado pode ocasionar em uma proliferação de bactérias e fungos que vão gerar oleosidade e caspa. Se você também prende os fios úmidos, o problema será o mesmo.
Você utiliza muito o shampoo seco - O produto é uma ótima opção nas emergências, porém não consegue substituir a lavagem do cabelo. Se usado em excesso, pode ocasionar alergias no couro cabeludo e estimular a produção de óleo.
Você abusa do shampoo anti-resíduos - O shampoo de limpeza profundo limpa os fios de forma intensa. No entanto, se usado em excesso, deixa o cabelo muito ressecado. Para compensar o desequilíbrio, a produção de óleo pode ser estimulada. Utilize-o uma vez a cada uma ou duas semanas.
Você está lavando o cabelo com água muito quente - Essa regra é até bem conhecida, mas é sempre bom reforçar que a água em temperatura muito elevada faz com que o couro cabeludo libere glândulas sebáceas, deixando o cabelo oleoso.
Você exagera nos finalizadores - Óleos hidratantes e cremes leave-in têm de ser usados com cautela, caso você já tenha os fios oleosos, porque podem agravar a situação. O recomendado é que os produtos sejam aplicados aos poucos e deixando longe do couro cabeludo.
Você usa o secador na raiz - Ao utilizar o secador, evite deixá-lo parado por muito tempo em cima da mesma mecha e perto da raiz. O calor acaba estimulando a oleosidade do cabelo. Portanto, use o aparelho a pelo menos 30 centímetros de distância, movimentando-o frequentemente.
Você passa a máscara de hidratação na raiz - Para hidratar os fios, estes produtos possuem óleos em suas fórmulas. Porém, se a máscara for utilizada na raiz, pode acabar intensificando a produção de sebo. Use-o apenas no comprimento.