O mundo celebra hoje 14 de abril, o Dia Internacional do Café, uma das bebidas mais consumidas em todo o planeta. Com origem na Etiópia, há mais de mil anos, a cultura cafeeira foi propagada pela Arábia, assim como o hábito de beber café. Atualmente, o Brasil lidera o ranking mundial de produção e exportação de café. No âmbito nacional, o Estado de Minas Gerais recebe destaque, sendo responsável por mais da metade do produto brasileiro. O Brasil também é o segundo maior consumidor de café do mundo, perdendo apenas para os EUA. Em 2011, a média per capita foi de 4,88kg de café torrado, o equivalente a quase 82 litros para cada brasileiro. Por quase um século, a cultura cafeeira foi a grande riqueza econômica do Brasil, acelerando o desenvolvimento do país, o que possibilitou, entre outros fatores, o surgimento de cidades e importantes centros.
Produção recorde: Em 2002/03, o Brasil produziu a maior safra de café de sua história, com 48,48 milhões de sacas, cada um de 60 quilos. Para a safra de 2011/12, a previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que o Brasil quebre o seu recorde de produção.
Comemore a data: Pelo Dia Internacional do Café, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) convida as indústrias, cafeicultores, cooperativas, exportadores, varejo, supermercadistas, cafeterias, imprensa e todos os consumidores, para comemorar a data com uma saborosa xícara de café.