Agência Lupa desmente publicação na internet que diz que Rui Costa se declarou “presidente do Nordeste”

Circula nas redes sociais vídeo com entrevista do governador da Bahia, Rui Costa (PT), sobre segurança pública. Na legenda, é dito que Costa “afrontou” o ministro Sérgio Moro e o presidente Jair Bolsonaro e se declarou “presidente do Nordeste”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Afrontando Bolsonaro e Sérgio Moro, o governador da Bahia Rui Costa (PT) se declara novo ‘Presidente da República do Nordeste do Brasil’, e articula união de um Nordeste Vermelho contra o ‘crime’”
Legenda de vídeo publicado no Facebook, com cerca de 3,9 mil compartilhamentos às 12h40 do dia 11 de janeiro

FALSO

Nada do que foi escrito na publicação é dito no vídeo, exceto a articulação de governadores nordestinos contra o crime. No trecho da entrevista citada, Costa diz que pretende montar um consórcio interestadual de segurança pública com outros governadores da região para combater o crime organizado (veja aqui). Ele diz que deve levar essa proposta de consórcio aos outros governadores nordestinos em reunião a ser realizada no fim de janeiro.

A ideia, segundo o petista, seria utilizar esse consórcio para comprar equipamentos que pudessem ser compartilhados entre os estados, como, por exemplo, “aviões para o transporte de tropas”.

Costa não se declara “presidente do Nordeste”, e os nomes de Moro e Bolsonaro nem sequer são mencionados na entrevista. Tampouco foi mencionada a participação ou não do governo federal. Assista ao vídeo:

 

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2018, dos 10 estados com mais mortes violentas no país, seis ficam na região Nordeste: Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Dos nove estados da região, apenas dois, Maranhão e Piauí, tem taxa de mortes violentas inferior à média do país, que é de 30,8 a cada 100 mil habitantes.

 

Agência Lupa (Piauí.Folha)