Saúde: Perguntas Frequentes

O que é hiperidrose axilar?
É uma transpiração excessiva nas axilas devido ao nervosismo, estresse, ansiedade, obesidade e produção elevada de hormônio masculino.
Hiperidrose ou sudorese axilar nada mais é que uma transpiração excessiva devido ao nervosismo, estresse, ansiedade, obesidade e produção elevada de hormônio masculino. Atinge os jovens principalmente o público masculino o que pode se prolongar até a velhice. A quantidade de suor é determinada pelo estado emocional que além de causar odor coloca a pessoa numa situação desagradável independente se está calor ou frio. 
Existem vários tratamentos para diminuir a hiperidrose. Cada um é determinado pelo nível de sudorese. Se leve recomenda-se ingerir certa medicação ou psicoterapia. Já se grave é indicado fazer um tratamento a base de anticolinérgicos ou beta-bloqueadores. 
Lembre-se que qualquer tratamento deve ser feito sob orientação médica, pois na última hipótese a pessoa pode vir a sofrer de problemas cardiovasculares.
Outra opção seria um procedimento cirúrgico. A cirurgia simpatectomia remove todos os nervos responsáveis pelo suor. Já a cirurgia de resseção das glândulas sudoríparas é mais simples, indolor e barata do que a simpatectomia.
Na resseção utiliza-se anestesia local para fazer duas pequenas incisões em cada axila para poder retirar tais glândulas. No pós-operatório podem aparecer manchas roxas nas axilas que desaparecem no máximo em 15 dias. O repouso deve ser absoluto na primeira semana para evitar qualquer complicação. Depois desse período recomenda-se fazer alongamento (para que serve o alongamento) na região axilar para evitar dificuldade na hora de movimentar os braços.
Qualquer tipo de tratamento pode apresentar tanto benefícios quanto males para sua saúde. Procure um médico e pergunte qual é o tratamento mais eficaz para acabar com a sudorese. Lembre-se que cada caso exige certo método e por isso deve-se escolher aquele que apresente grande probabilidade de resolver o problema e não desencadear outro. Cuide-se!