Documentário produzido em Araci concorre a prêmio em festival internacional

Um documentário produzido por dois jovens publicitários da cidade de Araci, Danilo Victor e Valmir Barreto, está concorrendo em um concurso online internacional de filmes, o Musicbed Challenge 2019.

O curta retrata uma das culturas mais populares, tradicionais e originais do Nordeste, o reisado, e que, pouco a pouco, vai sendo esquecido, como aponta a produção cinematográfica.

Gravado em meio a paisagens rurais da cidade, o curta mescla belíssimas imagens com depoimentos alegres, nostálgicos e emocionantes, protagonizados por moradores que participam e realizam, há décadas, o reisado, e que lamentam os rumos que a cultura local e regional tem tomado com o crescimento e popularização da cultura de massa e que desvaloriza e enfraquece a cultura raiz.

Divulgação

Concorrendo na categoria Documentário, a melhor produção será escolhida com base no número de votos recebidos na página do concurso (link abaixo) e análise de um júri composto por profissionais internacionais da área de produção cinematográfica e artes.

Segundo os produtores, a escolha pelo reisado de Araci como tema levou em consideração, primeiramente, o fato de se tratar de uma forte e fiel representação da identidade cultural local, nordestina, pouco conhecida ainda em muitos estados e internacionalmente. “Na contramão da desvalorização que acontece, nós queremos mostrar e levar essa cultura popular para o mundo”, explicam.

Divulgação

Para votar, basta entrar no link abaixo, apertar no botão de votar, inserir um e-mail e marcar uma das opções que aparecem na sequência.

Link para votação: https://challenge.musicbed.com/submissions/reisado/8GjC1p