BLOCO DOS CÃES MICARETA JACOBINA

Clique na foto para ver e baixar o álbum completo do desfile dos Cães no Micareta 2011 de Jacobina

Valdemar Pereira da Conceição, o popular 'Fecha Beco' ao chegar em Jacobina vindo de Cruz das Almas, recôncavo Baiano em meados dos anos 40, criou o Bloco Carnavalesco "Os Cão".

Hoje o Grupo “Os Cão” faz parte da nossa cultura e é presença marcante na Micareta de Jacobina tendo se apresentado também de eventos em Salvador. Adenor Gondim da revista FFW Mag! Fotografou e fez uma bela matéria com os título “Carnaval dos Diabos! Conheça o Bloco Os Cão de Jacobina” lançado no Brasil e no exterior.

O grupo é uma manifestação única no mundo e que teve início em Jacobina por volta da década de 20. "O grupo era forma de protesto ao fim do Carnaval e início da Quaresma, quando as festas eram proibidas pelos católicos durante esse período". O grupo cultural estava desaparecendo, quando a Coordenação de Cultura de Jacobina resgatou a manifestação e realizou diversas apresentações em eventos da cidade. A apresentação do grupo é de uma criatividade única.

São cerca de 40 homens que se pintam de preto com uma mistura feita à base de óleo comestível e tinta xadrez, batom vermelho, chifres e dentes artificiais. Existe ainda o anjo Gabriel, a alma e a única mulher do grupo, a Pelada, que é a mulher dos Cão. Toda uma história é contada. O anjo Gabriel vem salvar a alma, que está sendo assediada pelos Cão (que simbolizam a tentação do Carnaval) e uma batalha é travada de maneira muito divertida e animada. (TEXTO RETIRADO DE: http://blogdeourolandia.blogspot.com/2011/01/jacobina-morre-o-popular-fecha-beco-o.html)

Só que do meu tempo de criança para cá, algumas pessoas que tem contribuído para o não desaparecimento deste Bloco que representa uma das Culturas de Jacobina, têm se aproveitado e incluído novos “elementos” ao Grupo dos Cão. Até quando estes vão entenderem que culturalmente não é válido o acréscimo destes “elementos” estranhos a Entidade?